O ComploWill Eisner nasceu em 1917 e foi um dos mais importantes quadrinistas do século XX. FATO. Ele foi o criador do herói Spirit, influenciou gerações de artistas no mundo todo e ficou conhecido como o “Cidadão Kane dos quadrinhos”. Will Eisner é considerado por muitos o “grão mestre” dos quadrinhos.

Se há uma sociedade secretas de quadrinhistas, isso nós não sabemos, mas o tema de conspirações e organizações que tem as “cordas do mundo” sempre foram muito abordados nas histórias, e nos quadrinhos não foi diferente. Mestre na arte de contar histórias em desenhos sequênciais, Will Eisner também desenhou uma graphic novel que aborda uma dessas teorias da conspiração: os Protocolos dos Sábios do Sião.

Em 1864, o escritor francês Maurice Joly publicou clandestinamente o livro “O diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu”, uma sátira ao imperador Napoleão III. Quase trinta e cinco anos depois, o livro caiu nas mãos de Mathieu Golovinski, em 1897, e teve como finalidade reforçar a oposição do Czar Nicolau II contra os judeus, já que os protocolos tratava de uma conspiração dos judeus para a conquista do mundo.

O Complô - Will Eisner part 8O objetivo era provar a Nicolau II que havia uma conspiração judaica por detrás das revoltas que começavam a assolar a Rússia. Percebendo o potencial do livro de Joly, Golovinski produziu um plágio grosseiro – Protocolos dos sábios do Sião -, em que um suposto grupo de judeus influentes descrevia seu plano de dominação mundial, traçado durante um encontro secreto.

O texto tinha o formato de uma ata, que teria sido redigida em uma Assembleia em 1807, onde um grupo de judeus e maçons se reuniram para estruturar um esquema de dominação mundial, tendo como principal meta controlar o ouro e as pedras preciosas e criar uma moeda amplamente aceita que estivesse sob seu controle.

Hitler também se aproveitou da farsa do livro para reforçar o ódio e justificar a necessidade de exterminar mais de 6 milhões de judeus nos campos de concentração, assim como diversos outros povos aceitaram a mentira do livro e continuaram a publicá-lo. Somente anos depois foi provado que esse livro era uma farsa, ou melhor, um plágio do livro de Maurice Joly.

O Complô foi a forma do Will Eisner (judeu que sentiu na pele o preconceito contra o seu povo) mostrar a verdade, combatendo a mentira que O Protocolo relata. A graphic novel conta a história da fabricação dessa farsa, e de como ela se tornou uma das mais duradouras e cruéis peças de literatura anti-semita já produzidas.

O Complô part 45Nesta graphic novel, concluída poucos meses antes de sua morte, Will Eisner investiga também por que nem mesmo as inúmeras provas que vieram à tona, já na década de 20, de que os Protocolos eram falsos, conseguiram minar sua credibilidade. As histórias em quadrinhos, acreditava ele, seriam uma maneira de levar a um público maior a verdade sobre os protocolos.

Um dos grandes mestres do gênero, Eisner percorre em O complô mais de um século da história da intolerância, sem deixar de lado aqueles que tentaram combatê-la, e apresenta toda a preocupação do autor em denunciar aqueles que forjaram um sentimento anti-semita à humanidade. Desde 1993, Eisner vinha pesquisando sobre a fraude que foi o Protocolo dos Sábios do Sião e a expôs nesse belo exemplar, publicado aqui no Brasil em 2006 pela Companhia das Letras, pelo selo Quadrinhos na Cia, em capa dura e desenhos em P&B.

Vale muito a pena ter um exemplar na sua estante.

O Complô – A história secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião
Quadrinhos na Cia.
Roteiro e arte: Will Eisner
Tradução: André Conti
Capa dura
19,5 x 25 cm
160 Páginas
R$ 43,50

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/03/O-Complo1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/03/O-Complo1-300x271.jpgDiego LimaNas bancas / Nas livrariasAndré Conti,Complô,Mathieu Golovinski,Maurice Joly,Protocolos dos Sábios do Sião,Quadrinhos na Cia,Will EisnerWill Eisner nasceu em 1917 e foi um dos mais importantes quadrinistas do século XX. FATO. Ele foi o criador do herói Spirit, influenciou gerações de artistas no mundo todo e ficou conhecido como o “Cidadão Kane dos quadrinhos”. Will Eisner é considerado por muitos o 'grão mestre' dos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe