Surpresas. Boas surpresas. Isso a Gal Editora sempre traz aos leitores brasileiros ao publicar histórias não tão conhecidas do grande público e de autores quase desconhecidos. Se a editora acerta quando traz uma material desses, imagina quando ela resolve publicar um álbum de um autor extremamente conhecido do grande público, e ainda super elogiado pela crítica. É lugar garantido na estande na certa.

Mais uma vez pegando os leitores de surpresa, em outubro de 2012, a Gal Editora publicou o álbum Nação Fora da Lei – Sangue entre irmãos do autor inglês Jamie Delano, muito conhecido pelo seu trabalho com John Contantine: Hellblazer, Capitão Bretanha e Homem-Animal. No original, a série Outlaw Nation foi publicada pela linha Vertigo, o selo adulto da DC Comics, entre 2000 e 2002.

A Gal editora decidiu publicar a história completa dividindo a saga em dois volumes. Este primeiro volume, que mais uma vez chegou ao Impulso HQ graças a nossa parceria com a Comix Book Shop, reúne as edições 1 a 11 da série Outlaw Nation em um álbum de 256 páginas. E sim, a história é violenta e recheada de humor negro.

No início da história chamada “Fim” vemos “Story Johnson”, um escritor em meio a fuga dos americanos do Vietnã. Jogado do helicóptero por seu irmão “Luva de Pelica”, Story sobrevive e vai viver por 25 anos na floresta, então volta aos E.U.A em busca de respostas.

Na introdução, Delano diz que tirou o sobrenome da insana família Johnson de uma gíria do século 19 que era usada para vagabundos e ladrões baratos. O autor não deixa de exibir personagens que se enquadram nessa categoria, e ainda chegam a ser bizarros e sobrenaturais. Marca registrada de Delano não?

Caçado pelo irmão, Story vai colocar o pé na estrada e tentar sobreviver a tiros e enforcamentos. Em uma cena Story diz “… preciso vencer uma partida de pôquer de vida e de morte…”, e nesse primeiro volume os 11 capítulos lembram um jogo onde um jogador esconde seu mão, blefa ou no último momento tem um ás na manga.

Em 2001, o livro “O Agente Secreto” de Joseph Conrad foi relançado, e em uma passagem um personagem que sempre leva uma bomba fala que talvez o melhor lugar para ele seja a América “eles gostam da violência…”. Me lembrei disto, pois na quarta capa do álbum Kevin Mathews escreve “Delano mira contra o coração negro da América”, e é justamente essa impressão que você sente a cada página dessa saga.

Outro autor britânico, Joseph Conrad, escreveu sobre o “horror” no século 19 em “Heart of Darkness” (O Coração das Trevas), e em Nação Fora, Delano escreve sobre o horror nos tempos modernos, com o traço bacana dos croatas Goran Sudzuka (Lady Constantine, Y: o Último Homem) e Goran Parlov (Justiceiro, Exterminador do Futuro).

“Dr. Strangelove” de Stanley Kubrick é uma partida de xadrez disfarçada, segundo um crítico de cinema. Kubrick era um fanático pelo jogo, talvez Jamie Delano seja um fanático por pôquer.

Por fim lembro que quando era moleque assistia uma série inglesa dos anos 1960 “Captain Scarlet” o personagem era um imortal sempre perseguido. Será que Delano quando era adolescente assistia “Capitão Escarlate”?

Bem, agora é ler essa primeira parte e esperar por “Nação Fora da Lei: rumo ao inferno”, o final dessa épica e alucinada HQ lançada pela Gal Editora, que esperamos que continue a nos surpreender.

Nação Fora da Lei – Sangue entre irmãos
Gal Editora
Roteiro: Jamie Delano
Arte: Goran Sudzuka e Goran Parlov
Tradução: Rodrigo Oliveira e Maurício Muniz
Preto e branco
16,5 x 24 cm
256 páginas
R$ 49,90

Floreal AndradeNas bancas / Nas livrariasGal,Goran Parlov,Goran Sudzuka,Jamie Delano,Maurício Muniz,Nação Fora-da-Lei,Rodrigo Oliveira,Sangue entre irmãosSurpresas. Boas surpresas. Isso a Gal Editora sempre traz aos leitores brasileiros ao publicar histórias não tão conhecidas do grande público e de autores quase desconhecidos. Se a editora acerta quando traz uma material desses, imagina quando ela resolve publicar um álbum de um autor extremamente conhecido do grande...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe