Em 1967, na televisão passava as propagandas das revistas Capitão Z e Super X que eram distribuídas para os clientes de uma rede de postos de gasolina. Um amigo contou que na época tentou ganhar uma revista e foi ao posto perto da sua casa, mas o gerente disse “peça ao seu pai para colocar gasolina no carro aqui e você ganha um exemplar. Se o seu pai não tiver carro, então não vai ganhar.”

Eu só fui ter os gibis em mãos em alguma troca, eram mais caros, mas lembro de um passeio de domingo com meu pai e ele falou para eu escolher um gibi na banca perto de casa. Escolhi uma edição colorida da Ebal, e foi a primeira vez que via um herói negro “Falcão” em aventura com o Capitão América.

Éramos garotos pobres como Stan Lee e como ele, não viramos assassinos ou ladrões, como era anunciado nas escolas: “hoje mocinho, amanhã bandido”. Esse era o futuro projetado para os leitores de quadrinhos, e felizmente, ele não é uma regra, pois o garoto que um dia foi entregador, escritor de obituários e lanterninha de cinema, se transformou no maior editor de quadrinhos ainda em atividade.

Claro que estou falando de Stanley Martin Lieber, ou apenas Stan Lee, um dos mais notáveis criadores de quadrinhos de todos os tempos e principal força criativa por trás da ascensão da Marvel Comcis. Para a alegria dos fãs, a editora Novo Século na estreia do selo Geektopia, voltado para o público nerd, colocou nas prateleiras brasileiras a biografia em quadrinhos de Stan Lee.

Já tinha lido um pouco sobre esses garotos nascidos quase todos na época da depressão, em sua maioria filhos de judeus que fugiram da miséria e perseguição na Europa, no livro de Gerard Jones “Homens do Amanhã”, por isso ler agora por meio da nona arte a história do homem que deu vida a alguns dos heróis mais conhecidos do mundo tem um outro olhar.

O ritmo frenético e você vai conhecer um pouco da vida familiar de Stan Lee e como ele criou junto com outros bambas dos quadrinhos como Jack Kirby, Steve Dikto, Joe Simon uma galeria de heróis cultuados e lidos até hoje e sempre renovados nas páginas e nas telas do cinema e TV.

Veja bem, o álbum é narrado pelo próprio Stan Lee, com ajuda nos roteiros de Peter David, logo por ser uma biografia em quadrinhos, está resumida de forma bem cronológica todos os momentos importantes da carreira do escritor, porém, os mais aficionados vão sentir falta das polêmicas e situações duvidosas. Infelizmente, esse tipo de curiosidade não é abordado no título.

O objetivo foi focar na parte essencial no desenvolvimento e criação dos personagens mais conhecidos da Marvel, como o Homem-Aranha, X-Men, Os Vingadores, entre vários outros. O livro traz ilustrações originais presentes nas primeiras publicações da era dourada dos quadrinhos e também todo o processo de criação desses personagens, deixando claro, todas as dificuldades e problemas enfrentados nesse procedimento.

Um ponto em destaque é mostrar a importância de outros grandes nomes dos quadrinhos e a sua participação na criação desse universo que conhecemos.

“Incrível, Fantástico, Inacreditável” é um álbum que os fãs da nona arte precisam ter, pois é em quadrinhos, a vida do homem que renovou os quadrinhos.

Incrível, Fantástico, Inacreditável. A Biografia em Quadrinhos do Gênio que Criou os Super-Heróis da Marvel
Editora Novo Século, selo Geektopia
Roteiro: Stan Lee e Peter David
Arte: Colleen Doran
Tradução: Mauricio Muniz
Capa dura
192 páginas
26,6 x 18 cm
R$ 59,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/06/stan-lee-3-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/06/stan-lee-3-1-150x150.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasColleen Doran,Geektopia,Marvel,Maurício Muniz,Novo Século,Peter David,Stan LeeEm 1967, na televisão passava as propagandas das revistas Capitão Z e Super X que eram distribuídas para os clientes de uma rede de postos de gasolina. Um amigo contou que na época tentou ganhar uma revista e foi ao posto perto da sua casa, mas o gerente disse...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe