HOMEM-ARANHA 2099_INÍCIO.inddHomem-Aranha 2099 – Início, foi uma novidade que agradou a muitos. A editora Panini lançou em abril de 2013 um encadernado que reúne as 10 primeiras histórias do personagem, publicadas originalmente no título Spider-Man 2099 na década de 1990.

No começo da década de 1990 a editora Marvel Comics tentou lançar uma nova versão de alguns de seus personagens mais populares imaginando um mundo futurista, cheio de elementos tecnológicos de ficção científica e uma sociedade com um forte legado cultural dos super-heróis. O selo “2099” chegou às bancas com quatro títulos apresentando versões do Justiceiro, Dr. Destino e Homem-Aranha. O quarto título era um personagem inédito chamado Ravage.

Peter David no roteiro e Rick Leonardi na arte foram os responsáveis por dar início a essa empreitada e no final de 1992 era lançado o primeiro número de Homem-Aranha 2099. o sucesso foi imediato e logo, o Universo 2099 foi crescendo.

Homen-Aranha 2099 part24Mais tarde, diversos outros personagens entraram para o universo 2099: X-Men, Hulk e Motoqueiro Fantasma foram alguns deles. Essas versões futuristas foram publicadas nos Estados Unidos entre 1993 e 1996. No Brasil, a série fez bastante sucesso. Dentre todos os títulos, o mais popular era o Homem-Aranha, mas ele não tinha muito a ver com o Peter Parker que conhecemos hoje.

O Ano é 2099, quase um século depois que algum evento misterioso extinguiu toda atividade super humana no Mundo, a sociedade é controlada pelas grandes corporações que ditam as regras. Nesse cenário distópico somos apresentados à Miguel O’Hara, um geneticista que alterou seu DNA para se livrar do vício por uma droga sintética induzido pelo seu chefe na grandiosa empresa Alchemax, Tyler Stone.

Spider-Man_2099Sabotado por um rival, Miguel acabou ganhando superpoderes e foi adotado pelos seguidores do deus Thor como o Homem-Aranha, precursor do retorno do Deus do Trovão. Miguel tem basicamente os mesmos poderes do Homem-Aranha do presente, além de alguns extras, como visão noturna, presas que soltam veneno, podendo ainda lançar suas próprias teias.

Vale mencionar também o dinamismo dessas primeiras histórias: o Aranha raramente está parado. Seja lutando da cidade ou no submundo, o herói começa a confrontar alguns vilões como o ciborgue Risco ou aquele que viria a ser o inimigo mais presente das histórias: o Abutre.

As histórias não dão tempo pra respirar mostrando que os autores também estavam empolgados em explorar as possibilidades que um universo totalmente novo lhes daria. Vale comentar também que o Peter David é também o autor da Morte da Jean DeWolff, ou seja, dispensa apresentações.

Homen-Aranha 2099 part 8Peter David cria uma sequência de histórias alucinante, onde o pobre Miguel O’Hara vai saindo de uma encrenca para entrar em outra pior ainda num ritmo frenético. Mas o melhor são os diálogos, é difícil não rir ao ler as histórias. Além disso, o roteirista também não leva a sério a história como um todo: sempre há espaço para uma piada, para uma brincadeira ou uma situação engraçada

A edição da Panini segue o exemplo dos últimos especiais aracnídeos lançados pela editora, ou seja, nenhuma novidade, mas também não é um absurdo. Vale a pena para quem é fã do personagem que nunca deixou de marcar presença no Universo da Marvel, mesmo depois que o selo foi extinto. No final a história é boa. Despretensiosa e pura diversão.

Homem-Aranha 2099
Editora Panini
Roteiro: Peter David
Arte: Rick Leonardi
Miolo LWC
Capa: Cartão
252 páginas
R$ 22,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/spiderman.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/spiderman-300x300.jpgDiego LimaNas bancas / Nas livrariasHomem-Aranha 2099,Marvel,Panini,Peter David,Rick LeonardiHomem-Aranha 2099 – Início, foi uma novidade que agradou a muitos. A editora Panini lançou em abril de 2013 um encadernado que reúne as 10 primeiras histórias do personagem, publicadas originalmente no título Spider-Man 2099 na década de 1990. No começo da década de 1990 a editora Marvel Comics tentou...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe