clube-da-luta-2Chuck Palahniuk está de volta para a continuação de seu clássico, mas dessa vez como HQ. Segundo o próprio autor, ele buscou uma aproximação com o filme dirigido por David Fincher (1999) como uma forma de mostrar seu processo criativo.

“Admitindo abertamente as mecânicas do filme, Fincher fez sua versão parecer mais real e mais mítica ao mesmo tempo. Ao trazer meu próprio processo criativo para CL2, estou demonstrando o equivalente de cortes, mudanças de rolo de filme e interferências na projeção”, declarou Chuck, que inclusive, faz parte da trama, tornando-se um personagem.

Para você que está curioso, segue a sinopse oficial segundo o próprio autor:

clube-da-luta-2-5“A continuação será contada, primeiramente, da perspectiva submersa de Tyler Durden, que observa o dia a dia entediante da vida do narrador. Já que a 20th Century-Fox chamou o protagonista de “Jack”, estou chamando lhe de Cornelius. Ele vive um casamento fracassado, com dúvidas à respeito do seu amor pela esposa. A tradicional merda da crise da meia idade. Marla também está insatisfeita e sonha em conseguir encontrar novamente o lado selvagem do homem por quem se apaixonou. Ela mexe com os remédios que o marido precisa para conter Tyler, que de alguma maneira ressurge para aterrorizar as suas vidas.”

A história, que se passa 10 anos após o final do primeiro livro, traz o protagonista que agora chamaremos de Sebastian, com uma vida um pouco diferente: ele está casado com Marla e essa relação está prestes à desmoronar, pai de um garoto de 9 anos chamado Júnior com o qual mantém um relacionamento não tão sadio, mantém frequentes visitas ao psiquiatra com direito a hipnose e Tyler. Tyler Durden, com suas piadas, cinismo, violência, ousadia, irreverência e sangue, muito sangue.

clube-da-luta-2-1Apesar do tempo, nem tudo mudou como esperava-se, o Clube da Luta ainda existe, projetos ainda existem, e acima de tudo, Tyler ainda existe. A trama é inteligente quando você acha que perdeu o foco ou que Palahniuk teve um devaneio, as coisas voltam a se encaixar.

O formato da narrativa é basicamente o mesmo do livro, pra quem (como eu) adora um livro com bom narrador, o quadrinho não perde esse foco, mas tem um adicional, as ilustrações. A combinação Cameron e Dave Stewart (ilustração e cores respectivamente) caíram como uma luva sobre a história de Chuck.

A imagem não é apenas utilizada como ilustração, mas também forma uma espécie de figura de linguagem, um recurso bastante inteligente e muito utilizado ao longo da HQ. O desenho sobre o desenho ajuda a compor quadro ou até a cobrir falas.

clube-da-luta-2-3Toda obra é caprichosa, desde a capa até o acabamento, o papel do miolo é couché fosco e na capa, os band-aids são texturizados. Atenção especial para a capa e arte nos intervalos entre os capítulos que ficaram na responsabilidade de David Mack que trouxe poesia, anarquia e irreverência às ilustrações.

O primeiro livro levou três anos para ser exibido nas telonas, é possível levar este também, respeitando alguns limites da trama, será que Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter e Jared Leto estariam dispostos a voltar para a pele de seus personagens?

A editora LEYA traz para as livrarias brasileiras uma graphic novel digna de leitura. A continuação que todos queriam chegou, com direito a destruição, reviravoltas, retorno de personagens e tudo que tem direito.

Clube da Luta 2
Editora Casa da Palavra – LEYA
Roteiro: Chuck Palahniuk
Desenho: Cameron Stewart
Cores: Dave Stewart
Brochura
280 páginas
14 x 21 cm
R$ 44,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/09/clube-da-luta-2-6.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/09/clube-da-luta-2-6-300x300.jpgMarina CiconeliNas bancas / Nas livrariasCameron Stewart,Chuck Palahniuk,Clube da Luta,Dave Stewart,David Fincher,LeyaChuck Palahniuk está de volta para a continuação de seu clássico, mas dessa vez como HQ. Segundo o próprio autor, ele buscou uma aproximação com o filme dirigido por David Fincher (1999) como uma forma de mostrar seu processo criativo. 'Admitindo abertamente as mecânicas do filme, Fincher fez sua versão...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe