Daqui a poucos dias fará um ano em que perdemos um dos maiores nomes do quadrinho mundial. Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, faleceu em 10 de março de 2012 e deixou um legado de histórias que influenciaram e influenciam vários quadrinhistas. Moebius não parava de desenhar, tanto que como ele mesmo afirmava, ele descansava a sua mente e renova as suas energias desenhando mais.

Uma boa parte do fruto desses “descansos” estão reunidos no álbum “As Férias do Major”, no original Les Vacances du Major, lançado em agosto de 2012 pela Editora Nemo, que vem publicando regularmente as obras de Moebius. Para a alegria dos fãs, anteriormente a editora já publicou os volumes Arzach, Absoluten Calfeutrail & Outras Histórias, O Homem é Bom? e A Garagem Hermética.

O interessante de “As Férias do Major” é perceber um outro lado de Moebius. No álbum estão reunidas HQs em que o autor exercita o humor, e como ele diz na introdução: “não sou realmente um humorista, um gagman fabuloso, mas historinhas como “Split”, O grande hotel B, O invasor, John Watercolor, Faltam meios ou Fábula rápida 317” são tentativas de fazer humor que deram certo…”

Outro aspecto da coletânea a ser observado são as histórias com diferentes traços. Lembrando que a coletânea reúne as histórias em que o artista não estava trabalhando e são fruto de pura descontração, você verá o fino traço em P&B de Moebius de diferentes maneira, o que comprova que ele tinha total domínio sobre a sua arte e técnica.

Claro que para muitos, a grande atração desse quinto volume da coleção Moebius, são as histórias que envolvem o Major Grubert, o famoso protagonista do clássico “A Garagem Hermética”. Lembrando que alguns consideram que veio daí as origens desse personagem tão emblemático de Moebius.

De tudo que li desse fabuloso autor até hoje, duas histórias presentes nesse álbum estão entre aquelas que mais gosto: ”Split, o pequeno pioneiro do espaço”, em que um cosmonauta tenta resolver seu problema de solidão, e a genial “Escala em Pharagonescia” na qual o tripulante de uma nave, aproveita sua folga para tentar assistir à misteriosa “Festa das Mutações”.

O interessante de “Escala em Pharagonescia” foi criada para ser curta e ganhou força durante sua produção. Originalmente ela não tinha roteiro definido, e de acordo com Moebius, a narrativa foi ganhando vida quadro a quadro. Essa diversão de Moebius acabou produzindo uma das histórias mais delirantes da ficção, usando símbolos e duplos sentidos, o autor fala no problema metafísico da transformação do ser. Acompanhe a sucessão de tentativas frustradas de solucionar o problema de J.D. Foster depois de tomar uma xícara de Koks. Diversão garantida.

Mantendo o seu diferencial e seguindo o mesmo padrão gráfico dos lançamentos anteriores, a editora Nemo lançou “As Férias do Major” no mesmo formato da edição europeia 24 x 32 cm, com capa dura e papel de qualidade. E é claro, assim como os outros, esse volume também conta uma introdução do desenhista, apresentando as 16 histórias e explicando o mundo fantástico de Jean Giroud. Apresentação gráfica de primeira.

Os novos leitores de quadrinhos estão vivendo uma ótima fase. São raras as vezes em que uma editora promete e consegue manter a sequência de lançamentos de um autor genial, símbolo de toda uma geração, e ainda com um trabalho bem realizado e com um acabamento no mesmo nível que o conteúdo. Acredito que a coleção Moebius da editora Nemo entrará para a história de exemplo a ser seguido, e deve ser presença obrigatória em toda estande de um colecionador de HQs.

As Férias do Major
Editora Nemo – Coleção: Moebius
Autor: Moebius
Tradução: Fernando Scheibe
72 páginas
24 x 32 cm
R$ 49,00

Floreal AndradeNas bancas / Nas livrariasAs Férias do Major,Fernando Scheibe,Jean Giraud,Moebius,NemoDaqui a poucos dias fará um ano em que perdemos um dos maiores nomes do quadrinho mundial. Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, faleceu em 10 de março de 2012 e deixou um legado de histórias que influenciaram e influenciam vários quadrinhistas. Moebius não parava de desenhar, tanto...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe