v03-capaNo texto “Yeshuah, ou o Cristo Laico” de Carlos Patati publicado no jornal Graphiq 46 de outubro de 2010 ele diz “o desafio de contar a história de Cristo é enorme…”, mas após ler o encerramento da trilogia, é possível afirmar sem a menor dúvida: Laudo e Omar conseguiram.

E apesar da espera, esse terceiro volume foi publicado três anos após o lançamento do segundo livro, os leitores ficaram e ficarão encantados com o resultado e como Laudo optou por abordar o capítulo final da saga de Cristo de maneira mais humana possível.

Se nos dois primeiros volumes, o autor preferiu tratar da infância e ascensão de Cristo, nesse terceiro volume, Laudo retrata alguns milagres, fatos na sua caminhada e finalmente sua prisão, tortura, morte e sua volta de entre os mortos.

v03-002Como diz Patati, a HQ de Laudo Ferreira e Omar Viñole não é uma pregação, mas uma discussão, e das mais ricas. Não há nada que faça você ficar na dúvida de quanto a produção do álbum foi as das mais respeitosas com a temática, não tentando fingir, esconder ou enfeitar as passagens e os passos de Cristo.

E também se engana que é um álbum sombrio só por que conta os momentos finais de Yeshuah. Como bem o autor ressalta na contracapa da HQ, ““Yeshuau – onde tudo está” trata da morte, mas não de uma perspectiva mórbida… Mas como uma etapa que finaliza, para a verdadeira transformação acontecer”.

Essa transformação fica mais evidente para o leitor, principalmente se resolver ler as três HQs na sequência. Difícil é o leitor em si não passar pela sua própria transformação. E mais uma vez ressalto, o grande diferencial de toda essa história bem contada por Laudo, NÃO é uma pregação.

v03-004Mas Cristo não andou só nessa terra. E nesse quesito Laudo também soube tirar o melhor proveito de cada figura que foi próximo a Cristo. São figuras muito humanas, como os personagens no filme de Pasolini “O Evangelho Segundo São Mateus”. Todas as figuras chaves tem a sua importância: Maria Madalena, Pedro, Maria, Judas… todos sofreram e todos amaram Cristo. Laudo soube expor muito bem as facetas e as camadas de personalidade de cada personagem.

Sobre a arte, não há muito o que dizer. Não porque ela não esteja boa, muito pelo contrário. Laudo se aprimorou e colocou a sua personalidade em cada risco a lápis. Percebe-se o estudo dos cenários e figurinos, fica evidente a preocupação do autor com os biotipos de quem viviam na região de Jerusalém e como o autor não poupou detalhes para enriquecer cada vez mais as cenas. E a sua parceria com Omar Viñole já está mais do que comprovada que é uma das melhores no cenário nacional dos quadrinhos.

v03-dest_003Acredito que há uma passagem em que Cristo diz “no meu fim, está meu princípio”. Pensando nisso, acho que seria uma excelente ideia reunir os três álbuns em uma só edição de luxo, colorida e com capa dura, no melhor estilo dos encadernados da Panini. Com certeza seria uma edição cobiçada e atingiria vários públicos. Bem que os autores e a editora Devir (que publicou os três álbuns da saga) poderiam pensar nisso.

“Yeshuah – Onde tudo está” é uma grande obra para ler e refletir. E dessa trilogia de Laudo e Omar, podemos sim dizer que, quadrinhos são para adultos. Sensacional.

Yeshuah – Onde tudo está
Devir Livraria
História e Desenhos: Laudo Ferreira
Arte Final: Omar Viñole
Acabamento: brochura com laminação brilhante
PB em papel off-set 90 g/m²
136 páginas
16,5 × 24 cm
R$ 30,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/v03-capa1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/v03-capa1-300x291.jpgFloreal Andradehq que aconteceDevir,Laudo Ferreira,Omar Viñole,Onde tudo está,YeshuahNo texto “Yeshuah, ou o Cristo Laico” de Carlos Patati publicado no jornal Graphiq 46 de outubro de 2010 ele diz “o desafio de contar a história de Cristo é enorme...”, mas após ler o encerramento da trilogia, é possível afirmar sem a menor dúvida: Laudo e Omar conseguiram. E...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe