Um dos primeiros textos poéticos da literatura mundial foi a epopéia de Gilgamesh, que fala da perda de um amigo e a jornada do herói em busca de respostas para essa perda. Para quem achou que tal sentimento nunca seria transmitido em uma HQ, realmente tem a obrigação de ler Três Sombras.

No álbum em história em quadrinhos, lançado pela Cia das Letras pelo selo Quadrinhos na Cia, o autor Cyril Pedrosa nos apresenta a vida do pequeno Joachim que mora em um bosque tranquilo com seus pais Louis e Lise.

O que poderia ser um típico conto infantil se transforma em uma profunda história de amor e perda, quando a trama se desenvolve com a aparição de três figuras ameaçadoras no horizonte, e tudo indica que vida perfeita da família irá se desfazer.

Em uma narrativa ágil, que parece com um storyboard de um desenho animado não realizado, o autor concentra o foco da ação em Louis, que para não perder o filho empreende uma longa viagem por terra e pelo mar, enfrentando tudo e de todos.

Pedrosa sabe narrar e sua experiência em animação nos estúdios Disney, em longas-metragens como Tarzan e o Corcunda de Notre-Dame, está impresso no álbum com traços simples e delicados.

É uma leitura rápida. Li o álbum em um dia, em um volta para casa depois do trabalho, e é um prazer ver e ler o trabalho de Cyril Pedrosa, e sentir que algumas cenas parecem ser tiradas de um sonho ou pesadelo.

Toda a história começa e termina na primavera. Cyril demonstra uma sensibilidade incrível ao usar as estações do ano como metáfora. Não é a toa que essa fábula foi premiada no Festival de Angoulême, na França.

Todos nós passamos ou vamos passar pelas mesmas situações enfocadas na HQ e como eles, teremos que fazer as nossas escolhas. E isso nos deixa a pergunta:

Três Sombras é uma HQ para crianças? Adultos? Infanto-juvenil?

A única resposta que tenho é bah! É um álbum para quem gosta de quadrinhos com boas histórias e ilustradas com maestria. É um novo clássico!

Três Sombras
Autor: Cyril Pedrosa
Quadrinhos na Cia
Tradução: Carol Bensimon
15,8 x 21,5 cm
272 páginas
R$ 39,50

Floreal Andradehq que aconteceCarol bensimon,Cia das Letras,Cyril Pedrosa,Quadrinhos na Cia,Três sombrasUm dos primeiros textos poéticos da literatura mundial foi a epopéia de Gilgamesh, que fala da perda de um amigo e a jornada do herói em busca de respostas para essa perda. Para quem achou que tal sentimento nunca seria transmitido em uma HQ, realmente tem a obrigação de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe