Mike-Deodato-Quadros-Mino-1São 14 histórias. Duas em formato de pôster. Duas são poemas ilustrados. Homenagens. São sentimentos. São revelações, intimidades. Medos. São Quadros.

Percebe o grande talento de um artista quando ele tem muito ao falar e sabe se expressar em sua arte. Quando ele depois de surpreender, surpreende mais, e faz o seu público suspirar, seja de alegria, alivio, admiração e etc. Mike Deodato é um desses grandes artistas.

Para você que já admira a arte desse paraibano com os desenhos que há anos encantam o mercado americano de quadrinhos de super-heróis, ficará alegremente surpreso ao perceber que o artista está muito além de um único gênero. No livro inédito lançado no meio desse ano pela editora Mino, o quadrinhista se reafirma como um dos grandes nomes das HQs da atualidade.

Mike-Deodato-Quadros-Mino-5“Quadros” traz histórias curtas autorais criadas por Mike Deodato, sendo duas em formato pôster (“Círculo Vicioso” e “Ponto Final”) e dois poemas ilustrados (“Sopro de Estrelas” e “Timidez é um grito”). Mas as suas histórias permeiam um vasto universo. São aventuras com guerreiros e caçadores pré-históricos, críticas sociais, fatos pessoais e muitos outros gêneros, nesse que, segundo o autor, é o seu primeiro trabalho autoral em 52 anos de vida. Histórias criadas nos intervalos de seus trabalhos publicados nos Estados Unidos.

Quadros é tão pluritemático que reúne histórias como “Dor” que se passa num consultório de um dentista e tem um final surpresa; “Oração de um Guerreiro”, que apresenta a luta para sobreviver dos pequenos e grandes combates da vida. “Vida, morte e…”, a imortalidade pelos laços familiares; em “Elo”, a visão da filha, ante de ela nascer; “Dia da Caça” se passa na pré-história; “Em a Árvore da Serra”, uma homenagem a Chico Mendes; usando um poema de Augusto dos Anjos, “Roupas”, um pequeno poema erótico-visual; em “Pai e o Que Importa”, a visão bem-humorada do pai e da filha; em “Ninguém Me Escuta”, a visão sobre a religião; “Insensibilidade”, o dia a dia nas nossas ruas e estradas.

Mike-Deodato-Quadros-Mino-3Essa HQ da editora Mino tem vários motivos para ser resenhada aqui nessa coluna “HQ que Acontece”. Além da Mino ter conseguido publicar o trabalho de Deodato aqui no Brasil, atualmente o quadrinhista é exclusivo da Marvel Comics e foi liberado para lançar o projeto autoral, no livro o autor explora técnicas, estilos que surpreendem o leitor, além de um excelente trabalho de editoração e projeto gráfico.

Como diz Hélcio de Carvalho, “além de Quadros ter edição caprichada, arte duca e texto primoroso, o projeto foi feito para o Brasil…”. Percebe-se esse cuidado e carinho que tanto a editora como o autor tiveram com o público brasileiro. Antes dos trabalhos, Mike Deodato comenta e fala sobre a arte ou sobre o tema apresentado, relembra sua infância, a relação com pai, a filha, os autores de quadrinhos que marcaram sua vida, uma canção, a ida a uma igreja com um amigo, um filme de Bruce Lee, os gibis que ele lia, e todas essas coisas que ele transformou em quadros. Nos tornamos íntimos do autor.

Mike-Deodato-Quadros-Mino-4O projeto gráfico da editora Mino é de babar. Começamos pela apresentação. O álbum vem dentro de uma caixa plástica de acetato com o nome da obra, do autor e um texto sobre o desenhista. Tudo isso impresso na caixa. A capa e a quarta capa mostram em detalhes dois desenhos. Simples, bonito e perfeito.

O trabalho interno com a tipografia e grandes blocos de cores em amarelo também compõe uma diagramação marcante, que dão uma personalidade única ao álbum. Esse trabalho sim, tem projeto gráfico. Não é apenas colocar as páginas do quadrinhista uma seguida da outra e depois grampear.

Mike-Deodato-Quadros-MinoA editora Mino surpreende a cada título. Quadros com certeza é uma das melhores obras publicada em 2015 e com certeza o melhor projeto gráfico publicado nos quadrinhos nacionais desse ano. Não me lembro de nenhum que possa concorrer de frente. Só posso agradecer aos nossos parceiros da Comix Book Shop por ter me proporcionado tamanho prazer com essa leitura.

Imperdível.

Quadros
Editora Mino
27,9 x 21 cm
80 páginas
R$ 58,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/10/Mike-Deodato-Quadros-Mino-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/10/Mike-Deodato-Quadros-Mino-2-300x300.jpgFloreal Andradehq que aconteceMike Deodato,Mino,QuadrosSão 14 histórias. Duas em formato de pôster. Duas são poemas ilustrados. Homenagens. São sentimentos. São revelações, intimidades. Medos. São Quadros. Percebe o grande talento de um artista quando ele tem muito ao falar e sabe se expressar em sua arte. Quando ele depois de surpreender, surpreende mais, e faz...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe