ParalelasMeu irmão mais velho sempre gostou de quadrinhos de terror, principalmente as revistas brasileiras. Em 1977 ele começou a colecionar “Spektro” a revista do terror da editora Vecchi. Aos poucos os desenhistas brasileiros foram ganhando espaço na publicação, que no início só publicava HQs importadas.

Lembro-me da primeira história do Watson Portela da série Paralelas que saiu na Specktro, foi no número 8 de novembro de 1978. Sei porque meu irmão ainda guarda o exemplar!

A história se chama Paralela e começa como uma aventura de cangaceiros e segue o rumo da ficção científica. Como não havia um final, esperei pela continuação no número 9, não existia continuação, mas no final da revista uma chamada enfocando o próximo número: “haveria alguma coisa depois do vazio? Paralelas 2 de Watson.”

Watson Portela é considerado um dos maiores desenhistas (principalmente dos quadrinhos) brasileiros. O quadrinhista era presença marcante no mercado editorial dos anos 1980 e sua vasta produção já passou pelo erótico, ficção-científica, aventura, faroeste, humor, infantis, super-heróis, mangás etc.

Paralelas-1-Vecchi-cena-de-abertura.Com muita surpresa recebi a notícia que a editora Devir iria lançar um álbum que reúne alguns dos seus melhores e mais cultuados trabalhos. Com mais surpresa ainda vi esse álbum em minhas mãos tão rápido, graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop. A publicação é uma verdadeira homenagem (muito merecida, aliás) a um dos primeiros astros das HQs nacionais. E isso não digo à toa, como muito bem lembrando no texto de apresentação do álbum, Watson Portela “conquistou fãs no mundo inteiro e continua despertando o respeito de toda uma nova geração de admiradores”.

Na apresentação do álbum, Watson Portela diz “acredite, minha entrega a cada história sempre foi total”. Isso fica claro no traço bonito e detalhado de Watson, cada requadro tem que ser analisado em detalhes. As diversas beldades femininas, os belos cenários e cenas de ação são harmoniosas, o que faz o leitor ler admirando cada página.

fanzineparalelasWatson sempre foi versátil. Lendo Pararelas você vai achar referências a filmes, HQs, animes, músicas, e muito mais. Lembrando que a sua produção reunida nesse algum é mais focada nos longínquos anos 1980, o que torna a publicação praticamente um guia histórico para a geração que tem interesse em saber como o mercado editorial de quadrinhos no Brasil já passou por várias fases. São histórias sensuais e indicadas para um público mais adulto, e lembrando, a maioria desse material era produzido para editoras nacionais.

Voltando a história de como conheci Paralelas, eu ainda estava esperando para saber se haveria algo depois do vazio, e alguns anos depois o desenhista e editor Franco de Rosa pediu um cartum para uma nova revista da editora Press, a Radar, que traria uma mistura de aventura, ficção científica, policial e humor. No dia do lançamento no tradicional bar paulistano Madame Satã ao abrir a revista a primeira HQ era uma Watson Portela.

Infelizmente, as duas primeiras histórias de Paralelas não estão nesse novo volume da editora Devir, mas essa última sim. Com o álbum em mãos o leitor percebe como Watson criou um mundo único com histórias atemporais, e que agora pode ser apreciado pela nova geração de leitores de quadrinhos.

Parabéns pela iniciativa da Devir. Uma leitura sempre feita com prazer.

Paralelas
Editora Devir
Autor: Watson Portela
Acabamento Brochura
Preto e branco
136 páginas
20,5 x 27,5
R$ 44,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/Paralelas1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/Paralelas1-300x300.jpgFloreal Andradehq que aconteceDevir,Paralelas,Watson PortelaMeu irmão mais velho sempre gostou de quadrinhos de terror, principalmente as revistas brasileiras. Em 1977 ele começou a colecionar “Spektro” a revista do terror da editora Vecchi. Aos poucos os desenhistas brasileiros foram ganhando espaço na publicação, que no início só publicava HQs importadas. Lembro-me da primeira história do...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe