Os_Ignorantes-Étienne-Davodeau-capaTenho duas boas lembranças de quando era menino: aos 9 anos fui com meu pai e o pessoal do fábrica onde ele trabalhava buscar vinho na cidade de São Roque, um lugar chamado “Quinta do Nino”. A outra, com um amigo de infância, depois de um temporal de verão, fomos conhecer as plantações de uva.

Outra coisa que nunca esqueci foi o pé de uva plantado no quintal de casa. Ele só foi para frente depois de uma dica de um senhor japonês, estranha, mas que funcionou. Enterrar junto as raízes, solas de sapato, somente de couro. Mais de vinte anos depois ao mudar de casa, a parreira continuava lá.

De vinho não entendo nada, de artes gráficas e quadrinhos um pouco. Num sábado ensolarado sentei embaixo de um pé de laranja, aqui em casa, e só levantei para almoçar. Depois no final da tarde, terminei de ler uma das HQs mais bacanas dos últimos tempos. Trata-se de Os ignorantes – Relatos de duas iniciações, lançada em 2014 pela WMF Martins Fontes.

Étienne Davodeau autor de quadrinhos faz um acordo com seu amigo Richard Leroy: vai trabalhar com ele na sua vinicultura durante um ano e em troca vai transformar a experiência em um álbum de quadrinhos, por sua vez, o vinicultor se comprometeu a ler todos os quadrinhos indicados especialmente a ele.

os-ignorantes-paginaO resultado dessa ligação entre Étienne Davodeau e Richard Leroy é uma graphic novel delicada que fala de trocas de experiências e como o amor à sua profissão transforma a visão de quem está de fora. Mesmo parecendo tão distintas as duas áreas exigem dedicação, uma entrega de quem se propõe a produzir, e acima de tudo, paciência.

Em sua trajetória de aprendizado, o desenhista vai conhecer todas as etapas do processo da produção de vinho, da plantação ao engarrafamento, passando pelos tonéis para conhecer o tipo de madeira, no cultivo para conhecer a terra e como podar as mudas. Já Richard vai ler muitos quadrinhos (de todos os tipos), irá conhecer desenhistas, acompanhará o material a ser impresso na gráfica, visitará editoras e as feiras de quadrinhos. Uma troca justa.

A WMF Martins Fontes também precisa ser elogiada. Além de trazer uma graphic novel de um autor francês pouco conhecido no Brasil (o que abre novas possibilidades para o mercado), faz um trabalho de projeto gráfico excelente. O livro está bem produzido com papel apropriado e devida apresentações. De minha parte, só acredito que deveria ter algumas notas finais sobre os quadrinhos e autores que são mencionados durante a leitura, mas nada que estrague a edição.

Ignorants01Os Ignorantes – Relatos de duas iniciações chegou ao Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop, e é uma graphic novel que nos apresenta uma aula divertida sobre vinhos e quadrinhos e as conclusões de um sobre a ocupação do outro e se sua conta no banco tiver alguns dígitos a mais no final do livro.

A beleza está na relação dos vinhos tomados e dos quadrinhos lidos. Em alguma parte da leitura, fiquei com uma fala marcante na cabeça: “os livros e os vinhos tem algo em comum, eles existem para aproximar as pessoas.”.

Agora vou ter uma terceira boa lembrança sobre uvas e vinhos, esse bacana livro de quadrinhos.

Os ignorantes – Relatos de duas iniciações
Editora WMF Martins Fontes
Autor: Étienne Davodeau
Título original: Les ignorants
Tradução: Monica Stahel
19,50 x 26,50 cm
272 páginas
R$ 49,80

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/url1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/url1-300x300.jpgFloreal Andradehq que aconteceEtienne Davodeau,Monica Stahel,Os Ignorantes,Relatos de duas iniciações,Richard Leroy,WMF Martins FontesTenho duas boas lembranças de quando era menino: aos 9 anos fui com meu pai e o pessoal do fábrica onde ele trabalhava buscar vinho na cidade de São Roque, um lugar chamado “Quinta do Nino”. A outra, com um amigo de infância, depois de um temporal de verão,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe