Se você acha que a vida dos adolescentes tem que ser retradada como no seriado “Malhação”, então passe longe do ácido, inteligente e amargo álbum de Daniel Clowes.

Lançado aqui no Brasil pela Gal Editora em 2011 e recentemente ganhou uma reimpressão com novas cores, Mundo Fantasma ou Ghost World no original é a obra em quadrinhos que deu o status à Daniel Clowes como um dos mais influentes quadrinhistas independentes, colocando-o no patamar de gênio das narrativas gráficas.

Sim, a história tem muito sarcasmo e uma visão sobre o mundo que com certeza podemos chamar de peculiar, principalmente pelo fato de sermos transportados para o contexto de Clowes por meio de uma amizade de duas amigas, que depois de tanto tempo do lançamento da série original, ainda podemos dizer que são o estereótipo das adolescentes que se sentem deslocadas no universo.

Acompanhem o dia a dia de Enid e Rebecca, e aqui reside o porquê Clowes foi considerado uma sensação, principalmente quando se trata dos diálogos da série, são dias bem comuns onde elas encontram pessoas “comuns” como um ex-padre pedófilo, um casal de supostos satanistas, um astrólogo e médium, um comediante sem graça e por ai vai!

Com um bom relacionamento e com uma amizade que elas cultivam desde a infância, ficamos sabemos de seus segredos e intimidades, como a paixão pelo mesmo garoto, acompanhamos os seus dias passados em lanchonetes, lojas de disco, sex shop, trabalho e descobrimos como elas encaram o sexo e os programas imbecis da televisão.

No final, elas são adolescentes que desejam algo que faça com que elas escapem da chatice do mundo. E Clowes exprimiu isso em diálogos tão realistas e certeiros, cheios de uma verdade crua, que o produto final se torne um álbum melancólico e sem falsas esperanças. Cruel? Pode até ser, mas isso foi executado para deixar a sensação de que nem todos os adolescentes são felizes, e sim, eles têm os seus receios.

O autor não deixou de usar a sua sensibilidade e obviamente não foi direto ao ponto nas suas reflexões, deixando inúmeras referências para nós leitores concluirmos as nossas próprias conclusões, diga-se de passagem, as músicas, ambientes e pixações.

Mundo Fantasma foi considerado um dos 10 melhores quadrinhos de todos os tempos (ficou em oitavo lugar) na lista da revista Time e foi transformado em filme (sempre revejo), dirigido por Terry Zwigoff e com o roteiro do próprio Clowes, em 2002.

Dizer mais o que desse trabalho genial?

Comprem, leiam, releiam e assistam ao filme também.

Mundo Fantasma
Gal Editora
Roteiro e arte: Daniel Clowes
16,5 x 24,0 cm
84 páginas em preto, branco e pantone
R$ 28,00

Floreal Andradehq que aconteceDaniel Clowes,Gal Editora,Mundo FantasmaSe você acha que a vida dos adolescentes tem que ser retradada como no seriado “Malhação”, então passe longe do ácido, inteligente e amargo álbum de Daniel Clowes. Lançado aqui no Brasil pela Gal Editora em 2011 e recentemente ganhou uma reimpressão com novas cores, Mundo Fantasma ou Ghost World...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe