Dois adolescentes. A história da garota: gordinha na infância, indiferença dos meninos, anorexia e internações. O garoto: convivência com o pai alcoólatra, mãe indiferente, tragédia no trabalho como aprendiz de marinheiro em um barco de pesca.

Triste? Sim. Mas é impressionante como o francês Ludovic Debeurme retratou essa trama em sua graphic novel Lucille, publicada em outubro de 2011 pela editora Barba Negra. Em mais de 500 páginas você vai acompanhar uma história nada feliz, com situações nada emocionantes, e que no fundo se resume em uma grande história de amor entre duas pessoas que sempre quiseram se achar no mundo. E quem não quer?

Lucille e Arthur, dois adolescentes. Acompanhe a vida dos dois contada em paralelo, depois veja encontro e a vida em comum. Presencie a fuga e sinta o medo da perda de um e de outro. Posso estar sendo até melodramático, mas depois de ler Lucille você irá perceber como a narrativa trata-se daqueles típicos dramas que não consegue esquecer quando apenas acaba o livro.

Aliás, se eu tivesse que recomendar uma HQ para ser lida como trabalho escolar, Lucille seria uma boa dica. A história se passa em algum lugar do litoral Francês, mas pode estar acontecendo ao lado da sua casa, nesse instante, não importa se você more em Belgrado, Los Angeles ou Cidade Tiradentes. Lucille e Arthur podem acontecer em qualquer lugar, e isso deixa a história ainda mais comovente.

Lucille e Arthur vão mudar ao longo da trama. Ao garoto o peso de uma tradição familiar que mais parece uma maldição, passada de pai para filho. Lucille sempre perdendo a quem ama. No final, você vai mudar ao longo da trama.

Com traços de uma simplicidade espantosa, como se fossem desenhos feitos em um diário e narrado mais ou menos dessa forma, você irá perceber que muitas vezes o cenário é até inexistente, deixando ainda mais a sensação de que Lucille poderia ser qualquer adolescente com dúvidas e inseguranças, ela poderia ser de qualquer lugar.

A editora Barba Negra traz mais um lançamento premiado (René Goscinny, La Nouvelle Republique e no Festival d’Angoulême) que merece ser lido, pois seu conteúdo é imperdível. Recomendado para todos e de qualquer lugar.

Lucille
Editor Barba Negra
Autor: Ludovic Debeurme
17 x 22,5 cm
544 páginas
R$ 54,90

Floreal Andradehq que aconteceBarba Negra,Lucille,Ludovic DebeurmeDois adolescentes. A história da garota: gordinha na infância, indiferença dos meninos, anorexia e internações. O garoto: convivência com o pai alcoólatra, mãe indiferente, tragédia no trabalho como aprendiz de marinheiro em um barco de pesca. Triste? Sim. Mas é impressionante como o francês Ludovic Debeurme retratou essa trama em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe