sombras-do-paraiso-aleph-David-S-Goyer-Michael-CassuttEscritor profissional escreve de tudo e em tudo, e se você não conhece David S. Goyer está mais do que na hora porque ele é a prova cabal disso. Sombras do Paraíso é do mesmo autor de produções como Homem de Aço e Batman o Cavaleiro das Trevas. Se você é “gamer” também pode ter passado pelo trabalho dele em Call of Duty Black Ops. As duas outras mãos que criaram essa obra são de Michael Cassutt, envolvido em trabalhos como o seriado Barrados no Baile e o filme Z Nation.

Ok, isso quer dizer que esses senhores possuem um portfólio respeitável, mas será que isso se transforma em uma leitura de qualidade em Sombras do Paraíso?

A resposta de cara é sim! Os autores te levam em uma aventura sci-fi com requintes de realidade que impressionam o mais cético dos céticos. Mais que entretenimento, se você é um aspirante a escritor terá nas mãos uma obra perfeita para estudar. Sombras do Paraíso foi estruturado em capítulos curtos que avançam a compreensão do leitor sobre a trama em um ritmo cadenciado, envolvente e surpreendente. A técnica encontrada aqui é notadamente superior e isso se traduz em qualidade que agrada qualquer tipo de leitor, até eu que adoro aventuras históricas e fantásticas e cai de paraquedas em assuntos da NASA.

Os personagens são tratados com profundidade e no momento certo. Tudo bem, tudo que acontece é clichê (não se engane, todas as histórias já foram contadas), mas o leitor se delicia tendo suas teorias a respeito do futuro da trama sendo refutadas e invertidas.

sombras-do-paraiso-aleph-David-S-Goyer-Michael-Cassutt-2Em alguns momentos os personagens são reais demais e falham com as palavras deixando você na mão quando tudo o que você implora é um pouco de esclarecimento e debate científico. Digo isso porque o livro aborda temas e situações profundas que despedaçariam sua concepção de realidade e o leitor pode esperar ver nos diálogos a visão dos autores sobre o que eles mesmos apresentam. Infelizmente isso não acontece, deixando uma lacuna estranha de oportunidade.

Pondo isso de lado, o final é gratificante, inesperado, calmo e energizante. Você vai se pegar se perguntando se isso um dia poderia acontecer. Talvez procure textos sobre a NASA e sobre o que sabemos sobre o universo. Falando nisso, era de se esperar um certo atrito de comunicação em livro que aborda temas científicos e técnicos pouco conhecidos do público comum, mas em nenhum momento isso surge como ponto de discussão. A leitura é fluida, interessante e informativa.

Confira a sinopse:

David S. Goyer e Michael Cassutt
David S. Goyer e Michael Cassutt

No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.

A maior barreira são as “primeiras cinquenta páginas”, termo utilizada por escritores sobre a necessidade de fisgar o leitor antes que ele perca o interesse e abandone o livro. Sombras do Paraíso assume um ritmo lento de introdução que dura até a página 86. Suadas páginas iniciais que se arrastam como uma mistura genética de lesma com bicho preguiça. Se você sobreviver até lá não se arrependerá!

Seja persistente, Sombras do Paraíso é belo exemplar de ficção científica, mas certamente não é indicado para os fracos de leitura.

Sombras do Paraíso
Editora Aleph
Autor: David S. Goyer & Michael Cassutt
Tradução: Patrícia Arnaud
Acabamento: Brochura
456 páginas
16x23cm
R$ 39,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/sombras-do-paraiso-aleph-David-S.-Goyer-Michael-Cassutt.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/sombras-do-paraiso-aleph-David-S.-Goyer-Michael-Cassutt-300x300.jpgVitor T. Machadofora das HQsAleph,David S. Goyer,Michael Cassutt,Patrícia Arnaud,Sombras do ParaísoEscritor profissional escreve de tudo e em tudo, e se você não conhece David S. Goyer está mais do que na hora porque ele é a prova cabal disso. Sombras do Paraíso é do mesmo autor de produções como Homem de Aço e Batman o Cavaleiro das Trevas. Se...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe