o-amuleto-William-Meikle-RetroPunk-1O Amuleto é uma das criações de William Meikle, um autor famoso lá fora e desconhecido no Brasil que já chegou a ser o segundo mais vendido no Kindle com o título The Invasion. Além de conquistar a segunda posição da maior livraria do mundo hoje, Meikle tem em seu currículo 20 romances, característica e consistência de quem domina o ofício de escritor.

Veja a sinopse de O Amuleto:

Era para ser um caso fácil. Dinheiro rápido e uma forma de matar o tempo — algo que Derek Adams, um detetive particular sem sucesso de Glasgow — tem de sobra. Recuperar uma relíquia de família roubada e tentar manter o relacionamento com sua linda — e bem casada — cliente estritamente profissional? Fácil.

Mas o Amuleto Johnson não é uma mera bugiganga… e Derek não é a única pessoa tentando encontrar a relíquia de valor inestimável. Em pouco tempo ele acaba atolado até o pescoço em corpos, femme fatales… e tentáculos.

As estrelas se alinharam… Um mal antigo acordou. Para salvar o dia, Derek deve seguir por caminhos sombrios e nem todos poderão voltar para a luz.

Cthulhu-1Esse é meu primeiro livro do autor e certamente não será o último, especialmente por compor uma trilogia de romances investigativos protagonizados por Derek Adams.

Assim que li o livro sabia que ele tinha algo de especial, não demorou muito para perceber que William Meikle é o J.J. Abrams do Mito de Cthulhu. Ambos pegaram a criação de outros (respectivamente Howard P. Lovecraft e George W. Lucas) e a transformaram em algo novo e interessante. Os fãs que me perdoem, mas os Mitos de Cthulhu possuem contos cuja maior fonte de medo é saber que você precisará lê-los. Porém, no caso de O Amuleto você está a salvo (diferente dos podres personagens, presos em um mundo muito mais sombrio).

O romance envolve a atmosfera das histórias de detetive com o mito sobrenatural criado por Lovecraft e funciona perfeitamente. O protagonista, Derek Adams, é um detetive de sucesso ordinário que atua em Glasgow. Ele em si é um clichê ambulante, com seus problemas com bebida e humor amargo como café amanhecido, mas é auxiliado por uma estrutura sólida que acomoda o leitor na trama.

Howard-P.-LovecraftOs dois pontos forte ficam com a ambientação, ou Glasgow, situando você no espaço-tempo sem ocupar espaço demais na trama, e com os diálogos, tonalizando o humor da trama e dando a energia para você ler página após página. Curiosamente, como se trata do Mitos de Cthulhu, muito dos esforços do detetive morrem na barreira da ignorância, mas mesmo assim Meikle realiza a façanha de fisgar a atenção nesses períodos em que “nada ocorre”.

Possivelmente a resposta para esse paradoxo (como preservar o interesse quando nada que o detetive faz funciona) está na escolha da linguagem. Meikle escreve O Amuleto inteiramente na segunda pessoa, o que força o leitor a abandonar a visão de águia e se acomodar nos sapatos do protagonista para sentir sua frustração e seus fracassos. Como qualquer coisa que o faça se aproximar dos personagens é receita para a poção mágica do sucesso, o “mistério por trás do romance de mistério” está solucionado.

CthulhuO Amuleto é uma obra que apresenta os fãs dos mitos de Cthulhu a um universo pulp e os fãs de romances investigativos a nuances sobrenaturais de horror de uma forma que talvez o próprio Lovecraft não conseguiria.

Alguns diriam que se envolver com Cthulhu não é a melhor forma de começar um novo ano, mas como Derek Adams me ensinou, quando as coisas ficam ásperas demais basta tomar uma boa dose de uísque (ou uma garrafa inteira).

O Amuleto vale cada palavra lida graças a sua experiência diferente de leitura e de envolvimento.

Se você quer degustar o trabalho de William Meikle e da personalidade de seu protagonista, Derek Adams, convidamos você a ler o conto oferecido gentilmente pela editora Retropunk: UM DESTINO ESGUIO.

O Amuleto
Editora RetroPunk
Autor: William Meikle
Tradução: L.P. Lindroth
Acabamento: Brochura
240 páginas
16×23 cm
R$ 34,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/o-amuleto-William-Meikle-RetroPunk.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/o-amuleto-William-Meikle-RetroPunk-300x300.jpgVitor T. Machadofora das HQsCthulhu,Howard P. Lovecraft,L.P. Lindroth,O Amuleto,William MeikleO Amuleto é uma das criações de William Meikle, um autor famoso lá fora e desconhecido no Brasil que já chegou a ser o segundo mais vendido no Kindle com o título The Invasion. Além de conquistar a segunda posição da maior livraria do mundo hoje, Meikle tem em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe