furia-vermelha-1O verso de qualquer livro que você pegar vem recheado de recomendações pomposas para persuadi-lo a comprá-lo imediatamente. No caso de Fúria Vermelha, além dos elogios convencionais você lê a informação de que os direitos para a adaptação para os cinemas já foram comprados e a história será dirigida por Marc Forster, o mesmo diretor de Guerra Mundial Z.

Tentando não ser manipulado pelos anúncios atraentes eu me vi fluindo pelo livro página após página. Não foi mentira, o livro é bom. Ele é comparado ao já nas telas Jogos Vorazes que eu não vi nem li. Estava cru lendo o modelo best-seller adolescente da revolta e força de vontade que derruba o sistema injusto e opressor.

Fui pego.

Fúria Vermelha é um nome muito adequado, porque Pierce Brown (o autor) faz o livro transpirar emoções. O leitor sente raiva, paixão, sente dor e alegria junto com os personagens. A força motriz que leva Darrow, o protagonista, é crível e verdadeira mesmo sendo cercada por uma história social extremamente fantasiosa.

Apesar do clima futurista o autor conseguiu simplificar toda a trama em batalhas campais sem precisar fazer de seu universo “quasi-starwars” uma invencionice sem fim. O leitor se sente em casa com espadas, cavalos, castelos, suor e matança à moda antiga. Difícil acreditar que esse é seu primeiro romance, pois ele traz soluções fantásticas, ganchos capítulo após capítulo e personagens gostáveis e heroicos.

furia-vermelhaInfelizmente o livro não passa sem alguns deslizes. O autor tenta nos emocionar com personagens coadjuvantes pouco desenvolvidos e o resultado são cenas que não atingem como deveriam. Brown conquista o leitor com a ação e a motivação de Darrow, mas deixa a desejar em nuances mais sutis de interação do protagonista com os demais participantes da trama. A sorte é que todo o resto é tão bem executado que mesmo ao perceber (se perceber) as fraquezas do texto você as descarta prontamente com sede de história. E a história é ótima!

Darrow é falho o que, mais uma vez repito, o torna memorável e nos permite aproximar e gostar genuinamente. Isso também acontece com os principais aliados, cada um preenchendo um nicho de predileção (o furtivo, o fortão, o honrado, a amazona, o veloz, etc) e com fraquezas muito bem exploradas. Você torce por eles como se fossem seus próprios amigos.

Leia a sinopse oficial:

Darrow é um dos jovens nascidos em Marte e sua vida está bem longe da felicidade. Ele é um Vermelho, faz parte da base da pirâmide social, composta por operários. Passa seus dias escavando túneis subterrâneos a mando das autoridades, pois essa seria a única forma de, um dia, as próximas gerações habitarem a superfície do planeta. Dia após dia, ele cava, pensando em um futuro melhor e sem jamais ver a luz do sol.

Pierce-BrownAté que Darrow percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Com a ajuda de um misterioso grupo de rebeldes, ele descobre a verdade: que a superfície de Marte já havia sido habitada, porém o privilégio de viver ao sol é permitido apenas aos Ouros, a classe dominante. Os Vermelhos, na verdade, são usados como escravos.

Tomado pela vingança e com a ajuda de outros rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra entre os Ouros. Lá, ele tem que ser forte o suficiente para não se deixar levar pelos prazeres fáceis de uma vida confortável, enquanto tenta proteger sua identidade, além de se envolver em intrigas que darão início a uma guerra muito maior do que ele poderia esperar.

Fúria Vermelha é o primeiro livro de uma trilogia que se completa em 2016, então se prepare para ler mais dois caso compre este aqui. Livro ideal para os que gostam de ação, sangue e traição sem firulas.

Se você decidir comprar essa excelente obra, leia pensando na nossa realidade. Perceberá que a arte imita a vida, nós só não temos… cores.

Fúria Vermelha
Editora Globo
Autor: Pierce Brown
Tradução: Alexandre D’Elia
Acabamento: Brochura
468 páginas
14 x 23 cm
R$ 34,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/furia-vermelha-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/12/furia-vermelha-2-300x300.jpgVitor T. Machadofora das HQsAlexandre D'Elia,Fúria Vermelha,Globo,Pierce BrownO verso de qualquer livro que você pegar vem recheado de recomendações pomposas para persuadi-lo a comprá-lo imediatamente. No caso de Fúria Vermelha, além dos elogios convencionais você lê a informação de que os direitos para a adaptação para os cinemas já foram comprados e a história será dirigida...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe