apos-o-anoitecerDe certo que você já ouviu algo sobre a genialidade desse cara. Não é um livro novo, eu sei, mas não é tão conhecido como a trilogia (“triologia”, como as vezes ouço as pessoas falarem) 1Q84, mas é um ótimo livro para se introduzir na obra do autor. Foi assim comigo, graças à indicação de uma querida amiga.

Gosto de observar o modo como os autores lidam com a questão do tempo nas obras, e o quanto de ação é possível num curto espaço temporal. Após o anoitecer acontece em uma noite. Apenas uma noite em que uma garota chamada Mari decide fugir de casa.

A noite toda é uma confusão e antes que o sol nasça, acontecem todas as aventuras. No começo de cada capítulo tem um relógio analógico desenhado, marcando as horas e os minutos em que aqueles fatos narrados acontecem.

Mari foge de casa por não se sentir confortável lá. Sua irmã, Eri, está dormindo um sono profundo, e não quer mais acordar. Sempre fora a mais bonita, trabalhava como modelo desde criança, e sempre fora adorada por todos. Mas um dia ela não quis acordar. Durante a noite, Mari entra em contato com alguns membros da Yakuza, um rapaz que tem uma banda de jazz e algumas mulheres que trabalham num motel.

O livro todo tem aquela atmosfera fantástica tão típica do autor. Coisas inexplicáveis e sombrias acontecem no quarto de Eri, e o autor brinca com a focalização e o afastamento das cenas, na narrativa. Parece um filme de suspense japonês, mas é a elaboração genial da narrativa que te faz sentir como se estivesse vendo um filme, ou como se estivesse olhando para fotografias, e analisando cuidadosamente os detalhes.

O narrador escolhe como que aleatoriamente um espaço, e narra o que estamos vendo. Assim:

“Estamos vendo a imagem da cidade.
Ela é captada pelo olhar de um pássaro notívago a sobrevoar bem alto no céu. A cidade, em perspectiva, é um ser vivo gigante; um aglomerado de vidas que se entrelaçam.”

haruki-murakami-1E por aí vai. Não posso dar muitos detalhes sobre o enredo, corro o risco de estragar o livro para você, se fizer isso. Posso apenas dizer que é notável, e vai ser uma das suas mais agradáveis leituras, com certeza. E também garanto que por ser tão enigmático, após o anoitecer você já terá lido tudo, sem pregar o olho um só momento. (Não resisto às minhas piadinhas sem graça).

Infelizmente não temos muito acesso à literatura japonesa, por aqui são mais comuns os doramas, os animes e as músicas. Murakami é um sujeito recluso que evita fazer propaganda de si mesmo, mas fala por meio de sua obra. É aclamado no Japão, conseguiu destaque no mundo todo, e por isso sua obra é muito mais acessível. O restante, posso garantir que só se encontra em sebo, o que é uma perda cultural e tanto para todas as livrarias. Infelizmente, as livrarias modernas vendem de tudo, e talvez por isso, não estejam vendendo nada. De bom.

No entanto, nada nos impede de consultar aquele amigo otaku, ou descendente, para descobrirmos algumas maravilhas do Oriente. Há muito para descobrir! E se você já percebeu que os japoneses são bons em tudo o que fazem, pode ter a certeza de que na área da criação literária, eles não deixam nada a desejar.

Após o anoitecer
Editora Alfaguara
Título Original: After dark
Autor: Haruki Murakami
Gênero: Romance
Tradutor: Lica Hashimoto
Ano 2009 – número (edição): 1
204 páginas
R$ 42,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/apos-o-anoitecer1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/apos-o-anoitecer1-300x200.jpgSue Lobofora das HQsAlfaguara,Após o anoitecer,Haruki Murakami,Lica HashimotoDe certo que você já ouviu algo sobre a genialidade desse cara. Não é um livro novo, eu sei, mas não é tão conhecido como a trilogia (“triologia”, como as vezes ouço as pessoas falarem) 1Q84, mas é um ótimo livro para se introduzir na obra do autor. Foi...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe