sp_sem_banca

Visto no Planeta Gibi – por E. Rodrigues

Mais de 80 bancas de jornais e revistas do Centro de São Paulo serão despejadas, em mais uma polêmica decisão da prefeitura municipal, que alega risíveis razões de segurança pública — por exemplo, que as bancas serviriam de esconderijo para assaltantes em fuga e que atrapalhariam a visão da polícia metropolitana, entre outras do mesmo nível.

A revista Veja em São Paulo desta semana deu destaque para o assunto, em reportagem de Sara Duarte. E informa que a Banca Central, na Praça da Sé, preparou um abaixo-assinado dos cidadãos contra mais esta arbitrariedade.
Segundo a revista, as proprietárias da banca já conseguiram 50 mil assinaturas (poderão contar com as nossas, também).

Depreende-se daí que a prefeitura tem se empenhado arduamente em reduzir o acesso à leitura na cidade. Nos últimos anos, praticamente todas as bancas que vendiam revistas, gibis e livros usados já foram expropriadas,  com suas mercadorias apreendidas.

Algumas delas, por sinal, eram verdadeiros marcos culturais de São Paulo, onde conseguíamos raridades em quadrinhos que dificilmente se acham em sebos ou lojas virtuais.

Curiosamente, os governantes nunca tiveram a mesma dedicação e eficiência no combate à venda de produtos pirateados, notadamente provenientes do crime organizado.

É o famoso método “gestão de picuinhas”, muito utilizado para encobrir incompetências administrativas em geral.

Visto no Planeta Gibi – por E. Rodrigues

Renato Lebeauquadrinhosbancas de jornal,gibis,prefeitura municipal,revistas,São Paulo,Veja em São PauloVisto no Planeta Gibi – por E. Rodrigues Mais de 80 bancas de jornais e revistas do Centro de São Paulo serão despejadas, em mais uma polêmica decisão da prefeitura municipal, que alega risíveis razões de segurança pública — por exemplo, que as bancas serviriam de esconderijo para assaltantes em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe