Graphic novel narra história de jogador de futebol brasileiro que se declara homossexual

A editora Record lançou a graphic novel “O outro lado da bola”, obra de ficção num tom realista sobre o que aconteceria se um craque do futebol e ídolo da seleção resolvesse declarar homossexual depois do assassinato de um ex-namorado.

“O outro lado da bola” mostra, de forma bela e pungente, uma estrutura entranhada de preconceito e corrupção. Na trama, o protagonista Cris vê sua vida pessoal e sua carreira virarem de ponta cabeça com a reação de colegas, patrocinadores e torcida.

“A ideia é mostrar um lado do esporte que existe de fato. E que reflete muito uma realidade do país que acreditamos que precisa mudar. Onde a impunidade sempre existiu, e a paixão pelo futebol sempre a mascarou. Obviamente, existem pessoas e organizações sérias no esporte. Mas outras…”, defendem Alê Braga e Alvaro Campos, que dividem o roteiro da obra.

“Os xingamentos usados no estádio, contra adversários e árbitros, sempre foram machistas e relacionados à homossexualidade, e considerados absolutamente normais e corriqueiros. As crianças aprendem a xingar nos estádios, com palavras sempre ligadas à homossexualidade. Se hoje a sociedade recebe o tema de uma forma muito mais natural em diversas áreas profissionais, no futebol a situação parece estar décadas atrasada”, lamentam os autores.

Obra foi ilustrada por Jean Diaz, que trabalha para o mercado americano desde 2003 em HQs como Mulher Maravilha (DC), 24hs(IDW), Fall Out (Dark Horse) e Vampirella (Dynamite).

A história aborda todas as barreiras e consequências que o anúncio traz para a carreira do jogador a partir de então. O recente anúncio público do jogador norte-americano Collin Martin, do Minnesota United, sobre sua homossexualidade, deu contornos ainda mais reais a esta história, que apresenta temas como a violência, corrupção e preconceito, comuns na realidade do esporte.

O Outro Lado da Bola
Editora Record
Roteiro: Alê Braga e Álvaro Campos
Arte: Jean Diaz
216 páginas
R$ 54,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/07/o-outro-lado-bola-record-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/07/o-outro-lado-bola-record-1-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosAlê Braga,Álvaro Campos,Jean Diaz,O Outro Lado da Bola,RecordFacebook Twitter Instagram Youtube Graphic novel narra história de jogador de futebol brasileiro que se declara homossexual A editora Record lançou a graphic novel “O outro lado da bola”, obra de ficção num tom realista sobre o que aconteceria se um craque do futebol e ídolo da seleção resolvesse declarar homossexual depois...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe