hqs_historicas

Visto no Gibiteca – por Natania Nogueira

“Cahiers Pédagogiques: Charger la société pour changer l’ école, changer l’école pour changer la société” (Cadernos Pedagógicos: mudar a sociedade para mudar a escola, mudar a escola para mudar a sociedade).

A publicação, de março de 2000 é dedicada exclusivamente aos quadrinhos (BD) na educação. Há de tudo. Propostas interdisciplinares, análise de autores, relatos de experiências, enfim, um rico material de suporte para o professor interessando neste tipo de recurso.

Um texto, em especial, chamou-me a atenção: Bande dessinée et histoire ancienne (Quadrinhos e História Antiga). Hoje acordei inspirada em reler o texto e tecer pequenos comentários sobre ele.

O autor é Jean-Louis Podvin, professor do ensino secundário (ensino médio, no Brasil). O professor relata a dificuldade que encontra em ensinar história antiga na escola, visto que o material fotográfico disponível nos livros não chama a atenção dos alunos, que por sua vez se alienam ao conteúdo escrito. Por esta razão ele resolveu introduzir o estudo de história antiga a partir das histórias em quadrinhos, que nas suas palavras “Tem a vantagem de reconstruir cenários ou situações tornando-as assim mais acessíveis”.

O material selecionado foram as aventuras de Alix, personagem criado por Jacques Martin, que vive no antigo Impérios Romano, no século II d.C. Alix é um romano de origem gaulesa que viaja por todo império romano onde vive várias aventuras fictícias, cercadas de cenários, personagens e fatos históricos reais. É bom lembrar que na Europa a produção de quadrinhos é resultado,  muitas vezes, de uma pesquisa aprofundada, buscando-se fidelidade a cenários reais, fatos históricos e políticos, o que torna muitos títulos ricos em informações.

O professor alerta que não se trata de uma HQ (BD) puramente histórica, pois seus personagens e tramas são fictícias. Por esta razão deve-se usar o bom senso e o conhecimento pré-adquirido para separar as referências históricas. Ele divide o trabalho em módulos.

Módulo 01: O acesso à cidadania romana
Neste módulo o professor usa quadros tirados de várias HQs do personagem para levantar questionamentos sobre a forma como se conquista a cidadania romana, que durante a império foi estendida a pessoas das várias regiões conquistadas. Veja o exemplo de Alix: de origem gaulesa, com cidadania romana.

Módulo 02: Evolução: urbanização e romanização
trabalha a questão da expansão das cidades romanas, da necessidade de governadores de províncias erguerem cidades com semelhanças arquitetônicas à capital. O desejo de levar Roma a todas as regiões pelo fato de não poder estar em Roma. Destaca uma passagem onde de afirma ” Você vai se sentir mais romano aqui do que em Roma”. O professor, desta forma mostra a ligação entre o desejo de se afirmar a cidadania através da urbanização.

Material sobre Alix está disponível na Internet, em francês e português.

Segundo a opinião de Natania Nogueira, a estratégia de Podvin pode ser adaptado às nossas necessidades regionais. Partir de um questionamento básico para se debater determinado contexto ou fato histórico da nossa história, e ela deixa a sugestão: monte uma aula de história usando quadrinhos e aguarde bons resultados.

Fonte: PODVIN, Jean-Louis. Bande dessinée et histoire ancienne. In: Cahiers Pédagogiques: Charger la société pour changer l’ école, changer l’école pour changer la société, nº 382, mar/2000.

Visto no Gibiteca – por Natania Nogueira

Renato Lebeauquadrinhoseuropa,história,HQ,Jean-Louis.,quadrinhos,romaVisto no Gibiteca – por Natania Nogueira 'Cahiers Pédagogiques: Charger la société pour changer l' école, changer l'école pour changer la société' (Cadernos Pedagógicos: mudar a sociedade para mudar a escola, mudar a escola para mudar a sociedade). A publicação, de março de 2000 é dedicada exclusivamente aos quadrinhos (BD) na...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe