Texto de: Denilson Rosa dos Reis*

O quadrinho nacional tem nos apresentado ótimas publicações, geralmente em edições especiais com um grande capricho gráfico. Vale conferir algumas dicas!

Silvio Ribeiro – Coletânea: O desenhista porto-alegrense Sílvio Ribeiro (www.sribeiro.com.br) lançou em 2005 um álbum de ilustrações intitulado “Coletânea”. Neste trabalho, Sílvio o divide em três momentos suas ilustrações: lápis, nanquim e cores.

Embora a obra não seja uma aula para interessados em aprender a ilustrar com certeza ela servirá como base para desenhistas em diversos estágios.

De qualquer forma o álbum também é uma ótima aquisição para colecionadores de histórias em quadrinhos, pois o traço de Sílvio é magnífico.

Claustrofobia: Quantas vezes nos sentimos sufocados, presos pela própria realidade que nos cerca? Este é o fio que conduz o excelente álbum de história em quadrinhos “Claustrofobia” do roteirista Gonçalo Júnior e do desenhista Júlio Shimamoto lançado pela Devir Livraria (www.devir.com).

Neste trabalho Gonçalo não usa texto em seu roteiro, o que nos leva a narrar a história mentalmente, o que é genial. Por outro lado, o Mestre Shimamoto nos brinda com técnicas de desenho diversificadas a cada uma das seis HQs que compõe este álbum. Um dos melhores lançamentos da HQ Nacional dos últimos anos!

Restolhada: Álbum de história em quadrinhos com uma coletânea dos piores trabalhos de Marcatti. Lançamento da Editora Ópera Gráfhica na coleção Ópera Urbana.

Claro que “piores” aqui, tem uma conotação pejorativa, assim como dizer que as HQs de Marcatti são “podres”. O álbum traz uma bela entrevista com o autor, a reprodução de todas as capas das revistas da Editora Pro-C: Refugo, Lodo, Mijo, Naftalina, Ventosa, Tralha e outras.

Temos também as capas dos discos ilustradas por Marcatti. As HQs mostram a evolução do traço do desenhista, bem como sua guinada para temas mais escatológicos.

Realmente passa a limpo a trajetória de Marcatti, desde a primeira HQ “Olhe para Minhas Mãos” (1979), passando pelo período da virada radical com a HQ “Liberô Geral” (1986), até a clássica “Creme de Milho com Bacon” (1991).

*Professor de História, músico e fanzineiro
Contato: [email protected]
Ilustração: Silvio Ribeiro (POA/RS)

Renato LebeauClaustrofobia,Denilson Rosa dos Reis,Gonçalo,Júlio Shimamoto,Marcatti,Silvio RibeiroTexto de: Denilson Rosa dos Reis* O quadrinho nacional tem nos apresentado ótimas publicações, geralmente em edições especiais com um grande capricho gráfico. Vale conferir algumas dicas! Silvio Ribeiro – Coletânea: O desenhista porto-alegrense Sílvio Ribeiro (www.sribeiro.com.br) lançou em 2005 um álbum de ilustrações intitulado “Coletânea”. Neste trabalho, Sílvio o divide...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe