artigo_denilson_quadrinho_nacional_02

Texto de: Denilson Rosa dos Reis*

Estórias Gerais: Já faz algum tempo que Wellington Srbek ([email protected]) produz ótimos trabalhos. No início com os zines, depois os super-heróis. Mas não resta dúvida que o melhor foi sua parceria com o falecido desenhista Flávio Colin.

O álbum “Estórias Gerais” é o auge da dupla, com um roteiro gostoso de ler, vamos conhecendo um pouco mais da História do Brasil, não com a pretensão de ser didático, mas sim contar uma história a partir da visão de múltiplos personagens. Quanto aos desenhos do Mestre Colin, estão bárbaros, muito bem caracterizados e dando aquela suavidade dentro da selvageria do Sertão.

Volúpia: Este álbum de história em quadrinhos da Editora Ópera Gráphica (www.operagrafhica.com.br) dentro da coleção Ópera X, traz os melhores quadrinhos eróticos de Júlio Shimamoto no período em que trabalhou para a Grafipar (1978-1980).

É um deleite ver os desenhos do Mestre Shima e acompanhar seus comentários sobre a produção de cada HQ deste álbum. Além dos quadrinhos, Shimamoto abre o coração em um depoimento sobre sua vida, o início nos quadrinhos, as frustrações e as alegrias de fazer histórias em quadrinhos.

O Curupira: Esta é uma obra póstuma, já que seu criador, o Mestre do Quadrinho Nacional Flávio Colin, faleceu em 2002. De qualquer forma é sempre agradável ver um trabalho de Colin, e este vem com um atrativo a mais, as quatro HQs que compõem o álbum foram coloridas.

Neste trabalho Colin explorou uma temática brasileira – o personagem curupira, e ao mesmo tempo contemporânea – a questão ambiental na Amazônia. Flávio Colin denúncia a exploração da terra e da mão-de-obra, as queimadas, o roubo da biotecnologia por parte das mega corporações de uma forma simples e objetiva, tornando a leitura muito agradável. Lançamento de 2006 da Pixel Média (www.pixelquadrinhos.com.br).

Subversos: Mais do que uma revista em quadrinhos, a Subversos (revistasubversos.blogspot.com) é um projeto que saiu da cabeça de três rapazes: Akira Sanoki, Alexandre Manoel e Igor Shin, jovens desenhistas em busca de tirar seus trabalhos do “restrito” universo underground. Com apoio de uma lei de incentivo da prefeitura de São Paulo, trouxeram a tona três números da revista.

Em formato ofício, capa colorida em 50 páginas de HQs cujos temas estão “intimamente relacionados aos grandes centros urbanos”, nas palavras de Manoel. O mais bacana é que a revista traz quadrinhos de todos os cantos do país. Grande iniciativa!

*Professor de História, músico e fanzineiro
Contato: [email protected]
Ilustração: Flávio Colin (in memorian)

Renato LebeauAlexandre Manoel,Ópera X,Denilson Rosa dos Reis,Editora Ópera Gráphica,Estórias Gerais,Flavio Colin,Grafipar,Igor Shin,Júlio Shimamoto,kira Sanoki,O Curupira,Subversos,VolúpiaTexto de: Denilson Rosa dos Reis* Estórias Gerais: Já faz algum tempo que Wellington Srbek ([email protected]) produz ótimos trabalhos. No início com os zines, depois os super-heróis. Mas não resta dúvida que o melhor foi sua parceria com o falecido desenhista Flávio Colin. O álbum “Estórias Gerais” é o auge da...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe