Uma comitiva de agentes e quadrinhistas da Komacon estarão em São Paulo de 11 a 13 de janeiro, para contatar quadrinhistas e editores brasileiros. O assunto é, óbvio, Quadrinhos. O interesse deles é estreitar laços com países latino-americanos, em especial, Brasil e México.

Um grupo composto por sete sul-coreanos visita ao Brasil e o México com a finalidade de para “localizar” o Quadrinho Coreano em 2010, compreender o estado atual da indústria de HQ na América Central e do Sul, divulgar o Manhwa coreano nos mercados locais, criar rede de intercâmbio com especialistas e entidades ligados à HQ e coletar dados para pesquisa sobre o situação da HQ na América Latina.

Bira Dantas foi convidado para ser o anfitrião dos sul-coreanos na visita capital paulista (tudo será traduzido para o coreano e será objeto de pesquisa na Apwinc). O quadrinhista e caricaturista em 2006 publicou uma HQ (com roteiro do Gonçalo Jr) na revista coreana Quantum Spies e em 2008 teve um artigo publicado no Bicof na Coréia, que falava sobre o mercado de Quadrinhos no Brasil e na ocasião montaram um estande de HQ brasileira no evento.

O convite foi feito por Haley Hyun, diretora da Divisão de Cooperação Internacional da APWINC (Asia Pacific Women’s Information Network Center), da Sookmyung (Universidade Feminina Coreana), e Bira está programando visitas à Escala Educacional, Abril, Conrad, Devir, JBC, Comix, HQMix Livraria, Biblioteca São Paulo e possíveis gravações com os webprogramas Banca de Quadrinhos e HQ Além dos Balões, papo na AQC com a gente, Franco de Rosa, Primaggio Mantovi, Claudio Martini (Zarabatana), Carlos (HQM, ainda não confirmado), Douglas (Devir), Quarto Mundo.

Confira abaixo a programação completa que Bira Dantas pretende fazer com os quadrinhistas coreanos em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

11 Janeiro (Terça)

17:00 – 18:30
Visita à Livraria Comix Book Shop com Jorge e Franco de Rosa (confirmada).

18:30 – 20:00
Visita à Livraria HQ Mix (confirmada) com Daniela Rangel Baptista e Gualberto Costa.
Assinatura de Contrato de Mútua Cooperação com ACB e IMAG (Associação dos Cartunistas do Brasil e Instituto do Museu das Artes Gráficas), bate-papo com Daniela, Gualberto, Manoel (Mundo dos Super-Heróis) e Gilvan Mendes (Junior Fonseca, NewPOP Editora) que vai publicar Manhwa de Kim Nam Ho.
Seção de autógrafos de Kim Soo Yong e Cho Jae Ho.

20:30

Entrevista com web TV HQ, Além dos Balões (a confirmar) com Fabio Salles

12 Janeiro (Quarta)

09:00 – 10:30
Visita à Editora JBC com Marcelo Del Greco (a confirmar)

10:30 – 11:30
Visita à Quanta Studio com Marcelo Campos (a confirmar)
(Política de capacitação de recursos humanos na indústria dos Quadrinhos)

11:30 – 12:30
Visita à Escala Educacional (a confirmar) com Sergio Alves, Denis Antonio, Vilachã e Jô Fevereiro.

16:00 – 18:00
Visita à Devir Livraria com Douglas Quintas (confirmada)
(Discutir o mercado no Brasil e possibilidades do Manwa chegar a mercados locais)

19:00 – 20:30
Reunião com AQC-SP (confirmada)
Membros da Associação do Quadrinhistas e Caricaturistas, Biblioteca SP, Arte-educadores, Quadrinhistas interessados em apresentar portfólios, Editores e Jornalistas. (Temas: História da Associação e do Troféu Angelo Agostini, situação do Mercado do Quadrinho brasileiro, Educação e Quadrinhos, Sábados da Memória das Artes Gráficas, história da Komacon, Topaz e a publicação de quadrinhistas brasileiros na Coréia do Sul), com Worney Souza (AQC), Bira Dantas, Claudio Martini (Ed. Zarabatana), Quarto Mundo, Mario Silva (Biblioteca), Edson Pelicer, Betania Libanio.
Local: Auditório da Biblioteca SP, Parque da Juventude, Metrô Carandiru.
Av. Cruzeiro do Sul, 2630
(11) 2089.0800

20:30 – 21:30
Entrevista com web TV Banca de Quadrinhos (a confirmar) Com Rodrigo Febronio

13 Janeiro (Quinta)

09:00 – 10:30
Visita à Escola e Estúdio Impacto com Klebs Jr (confirmada)
(Política de capacitação de recursos humanos na indústria dos Quadrinhos)

10:30 – 12:30
Visita à Editora Abril com Primaggio Mantovi (a confirmar)

14:00 – 16:00
Visita à Editora Conrad com Rogério de Campos

Renato LebeauquadrinhosBira Dantas,Komacon,manhwaUma comitiva de agentes e quadrinhistas da Komacon estarão em São Paulo de 11 a 13 de janeiro, para contatar quadrinhistas e editores brasileiros. O assunto é, óbvio, Quadrinhos. O interesse deles é estreitar laços com países latino-americanos, em especial, Brasil e México. Um grupo composto por sete sul-coreanos visita...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe