Técnica e criatividade: essa é a mistura que compõe a Qomics, uma iniciativa genuinamente cearense, encabeçada por Rafael Dantas, Raul Peixoto, Tereza Machado, Leandro Santos e Marlon Raphael, com a proposta de levar quadrinhos de qualidade ao mundo dos HQs. O projeto também conta com o apoio de Daniel Brandão, quadrinhista e professor de desenho, autor de Liz, livro com uma série de tiras inspirado por sua filha.

Com uma plataforma própria de quadrinhos digitais, a Qomics já inicia o empreendimento com suporte para quatro idiomas, apresentando seus produtos em português, inglês, espanhol e francês. Na fase inicial, a grande aposta da Qomics é o Mandacaru Vermelho, criado por Rafael Dantas, cofundador do projeto, desenhista e roteirista.

De acordo com o editor Leandro Santos, a história Mandacaru Vermelho é ficcional, mas inspirada por diversos contos e acontecimentos históricos sobre a época do cangaço e seus coronéis, só que desta vez “mostrando um tipo de personagem pouco visado da época, o soldado, e não o cangaceiro ou o sertanejo”.

O editor também explicou para o Impulso HQ o que o Qomics quer dizer com “Quadrinhos Cearenses”. “Alguns quadrinhos, como é o caso do Mandacaru Vermelho, têm uma pegada regionalista. No entanto, quando falamos de “quadrinhos cearenses”, nos referimos aos autores, que são todos naturais do Ceará”, explicou Leandro.

Confira a sinopse de Mandacaru Vermelho

Antônio é um ex-tenente do exército brasileiro, reformado pela perda de parte da visão do olho direito e problemas no coração. Ele fez parte da Coluna Prestes e foi responsável por caçar os cangaceiros no Nordeste Brasileiro.

Dispensado do serviço militar, Antônio vai morar em um sítio, na fronteira de uma pequena cidade do sertão nordestino, com sua mulher e sua filhinha. No entanto, seu destino foi cruel. O Coronel Vitoriano se apaixona por sua mulher e lhe dá um ultimato: uma noite com ela ou a vida de toda a sua família.

Antônio não aceita e sofre com a ira do Coronel. O ex-tenente é encontrado, quase morto, por um famoso cangaceiro que se recusa a dar um fim a sua vida e o encoraja a terminar seus últimos momentos com honra.

O ex-militar vestirá seu velho uniforme e partirá em uma caçada ao coronel. Em meio a tiroteios e perseguição, o velho soldado buscará vingança contra o demônio em forma de homem que destruiu sua vida.

Rafael Dantas trabalha com quadrinhos há mais de 10 anos, começou como assistente do quadrinista Al Rio, fez parte da Impacto Quadrinhos e trabalhou como ilustrador em uma agência de publicidade durante os últimos 2 anos. Agora totalmente dedicado ao projeto Qomics.

Qomics utilizará seu próprio selo, se tornando uma editora online que utilizará a plataforma digital para vendas de suas obras por download. O lançamento da plataforma digital Qomics, com essa e outras HQs, está previsto para fevereiro de 2014. Até lá, é possível acompanhar as belas artes e cores dos artistas cearenses no Facebook.

Renato Lebeauquadrinhosafael Dantas,Daniel Brandão,Leandro Santos,Mandacaru Vermelho,Marlon Raphael,Qomics,Raul Peixoto,Tereza MachadoTécnica e criatividade: essa é a mistura que compõe a Qomics, uma iniciativa genuinamente cearense, encabeçada por Rafael Dantas, Raul Peixoto, Tereza Machado, Leandro Santos e Marlon Raphael, com a proposta de levar quadrinhos de qualidade ao mundo dos HQs. O projeto também conta com o apoio de Daniel...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe