qtxN0luIniciativa com super-heróis brasileiros não conseguiu conseguiu atingir a meta no Catarse

A Ordem trata-se de um projeto envolvendo o trabalho de mais de 20 autores nacionais, com o objetivo de levantar fundos, via financiamento coletivo, para publicar uma obra de histórias em quadrinhos apresentando mais de 20 super-heróis brasileiros (alguns deles com décadas de existência) em uma única grande história com 100 páginas coloridas, 16 x 25 cm e capa cartonada.

Em sua primeira fase o projeto foi cadastrado no site de financiamento coletivo Catarse porém dos R$ 45 mil para concretizar essa iniciativa, apenas R$ 11.180,00 foram arrecadados com 196 apoios. O projeto foi lançado no final do ano passado e está sendo reestruturado para retornar em breve, com uma nova abordagem. Na página do projeto no Facebook contém muita informação sobre o andamento do projeto até agora.

Em um texto divulgado, os organizadores do projeto nessa reestruturação, tentam explicar alguns pontos que não foram muitos aceitos pelo público, entre eles, “45 mil é um valor muito alto para um projeto”. De acordo com o texto divulgado, essa crítica foi levantada por muitos dos apoiadores do projeto, em sua primeira fase. Não foi unânime, algumas pessoas entenderam os valores propostos com base em pesquisa de mercado, mas ainda há dúvidas.

zgrIZ6cDe acordo com os organizadores, a primeira encarnação do projeto A ORDEM possuía uma concepção um pouco diferente do que é mais comumente proposto via Catarse. A grande maioria dos projetos propostos de financiamento coletivo para histórias em quadrinhos são de cunho autoral. Neles o autor pede financiamento para a impressão de seu próprio trabalho. Em A ORDEM os autores pediam financiamento para custear a contratação de profissionais renomados da indústria além do financiamento para a impressão.

A ORDEM não se tratava de mais um fanzine com esses mesmos personagens, seriam contratados autores premiados e autores com experiência de trabalho para o mercado internacional. Uma coisa que o projeto evidenciou, embora não de forma marcante, é o custo real de produção com o grau de qualidade profissional satisfatória. Mas o valor do projeto sobrecarregou a capacidade de contribuição daqueles interessados pela realização dessas histórias em quadrinhos, e se fez necessário pensar em mudanças.

novo_esbocoNovos caminhos
O Catarse é um meio, e não um fim em si mesmo. Tocar um projeto como este é uma tarefa árdua. Esta primeira etapa chegou ao fim, mas o projeto não. Após uma pesquisa proposta aos conhecedores do projeto e com base em comentários colhidos pelas redes sociais, os organizadores chegaram a um novo formato.

A ORDEM retorna com uma roupagem diferente. Foi deixado de lado o objetivo de financiar a contratação de talentos consagrados do mercado profissional, e A ORDEM agora é um projeto genuinamente autoral. Desta vez escrevem e desenham a história algumas pessoas selecionadas dentre os próprios autores do grupo.

A ORDEM agora conta com o talento dos autores envolvidos, o objetivo é que assim o projeto se torne ainda mais autêntico. Foram criadas divisões de tarefas de trabalho e a obra ganhou maiores contornos de “produção coletiva”. A equipe criativa conta com Thiago Da Silva Mota e Ton Marx, com as tarefas de roteiro e arte. As cores ficaram com José Amorim Neto e Lunyo Alves de Souza. Daniel Arcos ficou responsável por montar toda a parte gráfica da campanha.

A captação de recursos irá reiniciar em breve, numa faixa de valor muito menor que a proposta original. A distribuição das quotas dos valores e recompensas está sendo repensada. Os organizadores aguardam ideias, críticas e sugestões que possam favorecer esta nova etapa do projeto.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/04/10891529_720458514736779_6486646380131775471_n.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/04/10891529_720458514736779_6486646380131775471_n-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosA ORDEM,Daniel Arcos,José Amorim Neto,Lunyo Alves de Souza,Thiago Da Silva Mota,Ton MarxIniciativa com super-heróis brasileiros não conseguiu conseguiu atingir a meta no Catarse A Ordem trata-se de um projeto envolvendo o trabalho de mais de 20 autores nacionais, com o objetivo de levantar fundos, via financiamento coletivo, para publicar uma obra de histórias em quadrinhos apresentando mais de 20 super-heróis brasileiros...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe