processos-criativos-web“Em conjunto com a pesquisadora de sua obra, Danielle Barros, Edgar Franco expõe seu processo criativo, que é um dos mais originais e deslumbrantes dos quadrinhos brasileiros.” – Prof. Dr. Henrique Magalhães – UFPB.

O novo livro da editora Marca de Fantasia, editora que aposta nos quadrinhistas independentes nacionais em outras vertentes das HQs, revela os processos criativos de obras do Ciberpajé Edgar Franco, autor de BioCyberDrama Saga da revista anual Artlectos & Pós-humanos.

Confira o texto de apresentação do Prof. Dr. Henrique Magalhães (UFPB):

“Fazer a biografia de Edgar Franco não é nada fácil. Artista múltiplo, pesquisador, professor-doutor, ao se abordar a vida e o trabalho criativo de Edgar corre-se o risco inevitável da parcialidade ou da fragmentação, dada a imensidão de sua obra. Esse desafio, contudo, deve ser ensaiado, abordando partes essenciais do percurso do autor, como o fizeram Elydio dos Santos Neto em seu pós-doutorado, que resultou no livro “Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco”, lançado em 2012 pela Marca de Fantasia.”

Pela mesma editora, temos também “Edgar Franco e suas criaturas no Banquete de Platão, ensaio instigante da professora Nadja Carvalho, que investiga o potencial erótico nos quadrinhos e na cosmogonia do autor. Evidentemente são recortes interessantes sobre o universo criativo de Edgar Franco, mas que sempre necessitarão de complementação, sobretudo porque sua obra, bem como seu ser, configuram-se em processo permanente de transmutação.

edgar_francoEsse processo teria forte inflexão no final de 2011, quando ao completar 40 anos Edgar assumiu a identidade – ou melhor, a personificação evolutiva – de ciberpajé, confluindo as perspectivas do mundo tecnológico com as raízes e a ancestralidade dos rituais xamânicos, que passaram a ocupar cada vez mais espaço em sua vida e arte. Esse processo excepcional de transformação e elaboração artística é o que se encontra analisado neste livro, escrito pelo próprio Edgar em parceria com Danielle Barros (Doutoranda da FIOCRUZ/RJ), aliás, IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana.

Danielle, além de admiradora de Edgar, estudou sua obra em profundidade. Envolveu-se apaixonadamente no universo fantástico do autor, donde se percebe no livro o olhar reverente, mas não translúcido sobre seus processos evolutivos. Como IV Sacerdotisa, incorporou-se ao projeto mítico-tecnológico de Edgar, participando como parceira de fanzines, quadrinhos e performances lúdico-teatrais.

60588_10151567670581427_1271065403_nO testemunho de Edgar, acompanhado pela investigação arguta de Danielle, é um presente aos apreciadores da obra desse excêntrico autor, que tem levado a arte para além das formatações comerciais, transformando-a num processo de vida. Evidentemente, não é tudo o que se tem a apreender de Edgar – Danielle já indica a prospecção de outros enfoques sobre sua obra –, mas é um documento importante para quem quer conhecer os meandros criativos do artista.”

A obra pode ser adquirida diretamente no site da editora Marca de Fantasia, clicando aqui.

Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos
Editora Marca de Fantasia – Série Quadrinhos Poético-filosóficos, 5.
Autores: Edgar Franco & Danielle Barros
108 páginas
R$ 25,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/processos_criativos.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/processos_criativos-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosDanielle Barros,Edgar Franco,Henrique Magalhães,Marca de Fantasia,Processos Criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos'Em conjunto com a pesquisadora de sua obra, Danielle Barros, Edgar Franco expõe seu processo criativo, que é um dos mais originais e deslumbrantes dos quadrinhos brasileiros.' – Prof. Dr. Henrique Magalhães - UFPB. O novo livro da editora Marca de Fantasia, editora que aposta nos quadrinhistas independentes nacionais em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe