Quadrinhista explica em seu blog cada etapa da transição de webcomics para o formato impresso

Os quadrinhos publicados na internet estão cada vez mais populares e com mais leitores a cada dia, e parece que um caminho que até o momento se configura o “natural” é que quando o título atinge certo número de seguidores, acontece uma compilação dos melhores momentos para o formato impresso.

Coincidência ou não, nesse segundo semestre de 2012 já tivemos no mínimo três lançamentos nacionais que são webcomics, e um deles é Privilégios e Outras Histórias, de Gus Morais, quadrinhista que publica uma tira no caderno Tec da Folha de S. Paulo, a “Bytes de Memória“.

O álbum, que foi lançado há algumas semanas em formato de livro impresso, é uma coletânea que concentra 30 histórias publicadas no blog gusmorais.com de 2010 a 2012 e mais 4 HQs inéditas, e foi diagramado, editado e impresso de forma independente. Com 160 páginas coloridas, em formato 19,2 x 22 cm, impressas em papel offset 90g e capa dura em papel cartão 250g.

O interessante é que o quadrinhista demonstrou todo processo de diagramação e organização das histórias do livro, e explicou passo a passo o seu método de trabalho com os quadrinhos para funcionarem em uma plataforma multimídia – tanto na web, quanto no papel. Vale lembrar que Gus Morais estará nos debates relacionados a webcomics na Gibicon de Curitiba.

Em seus posts sobre o assunto o quadrinhista discute o processo de diagramação olhando o trabalho de outros autores, e analisa como um trabalho feito pra web pode se encaixar, sem grandes problemas, em um projeto para o papel. Gus Morais aborda assuntos como:

A questão do formato – Como fazer algo pra web que seja bem lido no papel?
Quadros no blog possuem tamanhos proporcionais, modulares.
Como fazer algo para o papel que seja bem lido na web?
Como fazer que o processo de leitura na web seja tão natural e fácil quanto virar uma página?
Formato pergaminho
A vantagem da modulação para o quadrinho impresso
Preparo do boneco
Pensar a experiência da leitura

Gus Morais pretende continuar compilando, a cada um ano e meio, suas novas histórias publicadas no blog em novas edições impressas. A venda de “Privilégios e Outras Histórias” está sendo feita na própria loja oficial online do blog e na Gibiteria, em São Paulo.

Você pode conferir na integra os posts sobre todo o processo de Gus Morais, clicando aqui e aqui.

Renato LebeauquadrinhosGus Morais,Privilégios e Outras Histórias,webcomicsQuadrinhista explica em seu blog cada etapa da transição de webcomics para o formato impresso Os quadrinhos publicados na internet estão cada vez mais populares e com mais leitores a cada dia, e parece que um caminho que até o momento se configura o “natural” é que quando o título...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe