principio_da_incerteza

Todos sabem que as histórias em quadrinhos de super-heróis apresentam um universo próximo ao nosso, com a diferença que nelas a ciência poderia ser facilmente confundida com magia, por realizar verdadeiros “milagres”.

Mas se por um lado as histórias de super-heróis dificilmente teriam graça se os personagens vivessem conforme conceitos estritamente científicos, por outro elas levam a física bem mais a sério do que pensamos, por mais vezes do que se pode imaginar, até agindo como textos de divulgação científica: é possível encontrar exemplos de descrições corretas abrangendo da mecânica clássica à quântica. Mas não, nossa idéia não é tentar tornar plausível a existência de superpoderes, mas de fazer as perguntas certas, estimulando o pensamento crítico dos leitores.

Afinal, não podemos ter certeza sobre como funcionariam os hipotéticos poderes dos super-heróis. Também não é possível afirmar com 100% de certeza que essas habilidades superhumanas não funcionariam, se existissem em nosso mundo.

Na verdade, começar a pensar sobre o assunto é abrir a mente para o princípio das incertezas que o cerca.

Renato Lebeauquadrinhosfísica,MacAssis,princípio da incertezaTodos sabem que as histórias em quadrinhos de super-heróis apresentam um universo próximo ao nosso, com a diferença que nelas a ciência poderia ser facilmente confundida com magia, por realizar verdadeiros “milagres”. Mas se por um lado as histórias de super-heróis dificilmente teriam graça se os personagens vivessem conforme conceitos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe