Visto no HQ Maniacs

A revista em quadrinhos mexicana Memín Pinguin deixou de ser vendida pela rede de supermercados Wal-Mart, nos EUA, devido à polêmica causada pelo personagem principal e a reclamações de consumidores.

A revista é uma das várias em língua espanhola vendida em supermercados Wal-Mart, que tem uma considerável clientela de origem hispânica.

Shawnedria McGinty, cliente que fez uma reclamação, disse que o personagem é representado de forma estereotipada “com lábios grossos e olhos arregalados. E eles o xingam e parece que o estão afogando em uma parte da história”.

Quanell X, ativista da região de Houston, nos EUA, disse que a história desrespeita uma raça inteira ao mostrar uma criança negra como uma pessoa estúpida.

Adalisa Zárate, artista, editora e escritora de quadrinhos mexicana, disse que a maioria dos problemas que os americanos têm com Memín se devem a diferenças culturas.

“O primeiro ponto é que não existe tanto preconceito racial no México. O preconceito que temos é econômico. A classe alta desrespeita a classe média que desrespeita a classe baixa. O segundo ponto: ninguém que está reclamando tanto de Memín parece ter lido suas histórias. Sua revista está agora na edição de número 200 e se essas pessoas o entendessem dentro do contexto, veriam que suas histórias são bem diferentes do que elas estão assumindo a partir de uma capa ou uma única edição”.

Em nota oficial, a rede Wal-Mart disse entender a popularidade do personagem no México, mas afirmou que, devido à imagem negativa que Memín pode ter aos olhos de seus clientes, decidiu não mais vender a revista em suas lojas.

Visto no HQ Maniacs

Renato LebeauquadrinhosAdalisa Zárate,Memín PinguinVisto no HQ Maniacs A revista em quadrinhos mexicana Memín Pinguin deixou de ser vendida pela rede de supermercados Wal-Mart, nos EUA, devido à polêmica causada pelo personagem principal e a reclamações de consumidores. A revista é uma das várias em língua espanhola vendida em supermercados Wal-Mart, que tem uma considerável...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe