Personagem Piteco de Mauricio de Sousa está no cartaz e na vinheta de apresentação da mostra que começa dia 21 de outubro

O personagem Piteco, criação de Mauricio de Sousa, é o mascote do cartaz e da vinheta de abertura do maior evento do cinema no Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

De acordo com a assessoria, Mauricio de Sousa ficou surpreso quando Leon Cakoff o convidou para criar o cartaz da trigésima quinta edição da mostra. O personagem foi o escolhido, então, para mostrar que o homem já criava o storybord na época das cavernas. O início da noção de movimento.

Para Mauricio de Sousa, esse trabalho é também uma homenagem ao evento e a seus criadores: Cakoff e Renata de Almeida.

A morte de Cakoff, no último dia 14 de outubro, repercutiu internacionalmente e fez Mauricio divulgar uma nota onde lembra o amigo e sua grande contribuição ao meio cultural brasileiro:

“Leon Cakoff é um antigo amigo que me dava dicas de filmes. Todas certeiras e ótimas. Um ser de uma profundidade incrível em tudo o que fazia. Lembro de nosso último encontro em Maresias (SP), no ano passado. Comecei a desenhar um personagem na areia da praia e ele me entusiasmou a desenhar uma história em quadrinhos para as crianças que rodeavam para ver. Quando sai, as crianças pegaram gravetos e palitos de sorvete para continuarem a historinha. Um exemplo de como ele sempre encontrava um viés para agradar ao público. Nesse ano fiquei surpreso com a indicação dele em pedir para usar o Piteco para o cartaz da tradicional Mostra de Cinema de São Paulo. Nem consegui agradecê-lo. Mas faço isso agora de público ao homem que resolveu estrear no céu junto com seu grande evento.” – Mauricio de Sousa

A 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontecerá de 21 de outubro a 3 de novembro.

Mais informações sobre a 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, clique aqui.

A vinheta de apresentação você confere abaixo:

Renato LebeauquadrinhosLeon Cakoff,Mauricio de Sousa,Mostra Internacional de Cinema,Piteco,Renata de AlmeidaPersonagem Piteco de Mauricio de Sousa está no cartaz e na vinheta de apresentação da mostra que começa dia 21 de outubro O personagem Piteco, criação de Mauricio de Sousa, é o mascote do cartaz e da vinheta de abertura do maior evento do cinema no Brasil, a Mostra Internacional...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe