Dando continuidade aos posts especiais sobre as palestras que ocorreram no primeiro fim de semana da Comic Fair, hoje colocamos a palestra de Fabrízio Torao Yamai, que atua no mercado de mangá desde 2003 como professor de desenho.

Fabrizio Yamai, professor e diretor da escola AreaE, começou sua palestra, intitulada “Como ser um desenhista bem sucedido”, avisando ao público que não há uma receita de bolo que garanta sucesso, fama ou fortuna ao aspirante a desenhista (e dito isso, metade das pessoas ali presentes foram embora – não, não, essa parte é brincadeira, hehehe).

“O que você precisa é de muita disciplina e adequar os serviços que pode oferecer à sua técnica”, informou Yamai. “Talvez você não tenha técnica suficiente para criar um mascote para uma agência, mas dá pra criar um mascote para a mercearia perto de casa, fazer caricatura em festas etc.”, complementou.

O palestrante sugeriu que, com a verba adquirida nesses pequenos trabalhos, seria muito interessante o aspirante a desenhista fazer outros cursos, em escolas profissionalizantes, para sempre evoluir em suas habilidades.

Detalhe do stand da Escola AreaE na Comic Fair

Quanto à apresentação de portfólio, Yamai recomendou que o candidato selecione cerca de 10 trabalhos seus (essa quantia é ideal para poupar tempo – tanto de quem organiza, quanto de quem analisa o material) e enumere-os na ordem crescente, sendo 10 o melhor trabalho.

Na hora de apresentá-los, comece pelo 10º – para causar uma boa 1ª impressão – e depois, apresente os demais na ordem de 1 a 9. Ao final do encontro, o editor ou agência, terá uma boa visão do seu percurso e do que esperar de seu trabalho.

Yamai frisou também a importância da coerência dos trabalhos apresentados com o perfil do local: “Se você for numa editora, leve páginas finalizadas; se for numa agência, leve ilustrações. Se for na Marvel, não leve mangás”, brincou. Caso não te chamem para nenhum trabalho, não desanime. “É comum levar muitos ‘não’. O importante é não desistir.

Volte pra sua rotina, faça cursos, especialize- se e ai, quando você sentir que subiu mais um degrau, organize seu portfólio novamente”, disse.

Mas, conseguir uma encomenda de desenhos ou ilustrações não basta. Um profissional deve ficar atento com prazos. “Atrasar uma vez, é para sempre”, avisa Yamai, “não espere que ela [a pessoa que paga pelos seus serviços] vá te contratar de novo”.

O desenhista também informou que, por ser um mercado não tão grande assim, se você falhar com algum contratante, provavelmente outros possíveis empregadores ficarão sabendo do seu déficit, rareando ainda mais suas oportunidades na área.

Para evitar atrasos e mesmo para evoluir dentro do ramo, Yamai aponta a principal característica de um profissional: “Disciplina em primeiro lugar”, coisa extremamente útil, principalmente para conseguir cumprir os prazos das agências de publicidade. “Às vezes, a agência nem leva tanto em consideração a habilidade e sim a capacidade do desenhista cumprir prazos”, informou.

Finalizando a palestra, Yamai falou sobre estúdios de criação. Para quem pensa em abrir um, o palestrante recomendou que o faça com outros desenhistas de estilos diferentes, para ampliar o leque de potenciais clientes que contratem o serviço do estúdio.

Stand da Escola AreaE: desenhistas fazem caricatura mangá ao vivo

Para quem pensa em seguir carreira solo, alertou para a variedade de traços que o profissional deverá necessariamente dominar, “e nunca seja radical nem se mantenha apenas em um único estilo”.

E aqui finalizamos este post. Como podemos concluir, outra palestra rica em informação útil para todos que desejam ingressar na área de quadrinhos e ilustração.

Alexandre ManoelquadrinhosAreaE,Comic Fair,Fabrízio YamaiDando continuidade aos posts especiais sobre as palestras que ocorreram no primeiro fim de semana da Comic Fair, hoje colocamos a palestra de Fabrízio Torao Yamai, que atua no mercado de mangá desde 2003 como professor de desenho. Fabrizio Yamai, professor e diretor da escola AreaE, começou sua palestra, intitulada...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe