Texto de: Denilson Rosa dos Reis

Fanzineiro é a pessoa que faz Fanzine. Mas o que é Fanzine? O termo é a contração das palavras “fanatic” (fã) e “magazine” (revista), ou seja, uma revista do fã.

Para Henrique Magalhães, autor do livro, O que é Fanzine, da editora Brasiliense: “O Fanzine é uma publicação alternativa e amadora geralmente de pequena tiragem e impressa artesanalmente. É editado e produzido por indivíduos, grupos ou fãs-clubes de determinada arte, personagem, personalidade, hobby ou gênero de expressão artística, para um público dirigido e abordando, quase sempre, um único tema” (p. 09).

Veja o exemplo: Se uma pessoa é fã do Batman, junta informações sobre o personagem, algumas ilustrações e até uma HQ (história em quadrinhos) do personagem, monta um jornalzinho e distribui para os colegas. Esta pessoa fez um Fanzine, portanto é um fanzineiro.

Os primeiros fanzines surgidos estavam ligados a temas de ficção científica, principalmente com a publicação de contos do gênero. Autores da geração bitnik também apresentaram seus trabalhos em fanzines. A partir da década de 70 do século passado com a explosão do movimento punk, começou a proliferar uma grande quantidade de fanzines abordando a cena e também divulgando a ideologia anarquista. Estes fanzines ficaram conhecidos com fanzines anarco-punks.

Nas HQs temos três formas de fanzines: o que analisa as HQs, o que publica HQs e os que fazem uma mistura dos dois. As HQs publicadas são de artistas que ainda não ocuparam espaço no meio profissional, o que, em se tratando de Brasil é algo muito difícil.

Resolvi escrever este texto, pois sou fanzineiro e a palavra, que uso ao assinar meus textos, deixou alguns leitores curiosos. Edito três fanzines:

TCHÊ: fanzine onde publico HQs de autores de auto nível, inclusive alguns profissionais, além de textos sobre quadrinhos, música e cinema.

ARQUIVO: fanzine onde publico textos sobre quadrinhos.

BLUESERIA: fanzine sobre blues, gênero musical que deu origem ao rock. Traz artigos, comentários de show, de discos e biografias.

Denilson Rosa dos Reis
Professor de História, músico e fanzineiro
Contato: [email protected]
Ilustração: Alex Doeppre (Novo Hamburgo/RS)

Renato LebeauARQUIVO,BLUESERIA,Denilson Rosa,fanzine,Henrique Magalhães,TchêTexto de: Denilson Rosa dos Reis Fanzineiro é a pessoa que faz Fanzine. Mas o que é Fanzine? O termo é a contração das palavras “fanatic” (fã) e “magazine” (revista), ou seja, uma revista do fã. Para Henrique Magalhães, autor do livro, O que é Fanzine, da editora Brasiliense: “O Fanzine...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe