A linha “ultimate” de quadrinhos da Marvel é certamente uma das mais bem sucedidas revitalizações na história recente da Casa das Idéias e sempre buscou por um diferencial tanto textual quanto imagético no que diz respeito à releitura dos personagens para uma linguagem mais moderna e dinâmica, tal qual a realidade do século XXI.

E a editora, que “ultimamente” vem tomando medidas editoriais drásticas aos olhos de muitos quanto ao “ultiverso”, acaba de divulgar a imagem do “novo” Wolverine usando máscara e uniforme derivados do visual do personagem no universo tradicional.

Embora o ponta-pé inicial do “ultiverso” tenha se dado com o título Ultimate Spider-Man (2000, Michael Brian Bendis e Mark Bagley) foi em Ultimate X-Men que o “conceito” de versões dos personagens Marvel para o novo século encontrou seu clímax, tanto em termos de narrativa quanto de caracterização. O roteirista Mark Millar e o desenhista Adam Kubert “entenderam a piada” e conceberam primorosa ambientação para Os Filhos do Átomo nesse admirável mundo novo e moderno.

Em tal versão, inicialmente fomos apresentados a um Wolverine membro da Irmandade de Mutantes de Magneto, o mais perigoso assassino da face da Terra, cuja missão era simplesmente se infiltrar na equipe e matar o Professor X. Logan não era mais tão baixinho, tinha uma barbicha na ponta do queixo, cabelo amarrado e faturou Jean Grey muito antes de Scott Summers. Herdando o visual proposto pelo cineasta Brian Singer, os mutantes usavam couro preto. O colante amarelo virou piada… E a máscara? Adiós!

Bom, não chega a ser spoiler que Logan tenha um filho (também) no ultiverso, pois essa fase está sendo publicada no Brasil, mas se prosseguir na leitura agora,  faça-o por sua conta e risco impulsivo leitor!

Tendo sofrido ligeiras alterações ao longo de 100 edições do título Ultimate X-Men, o traje do mutante mais invocado do mundo não cobriu seu rosto nem por um mero desenho… Mas a história é outra para seu filho, James Hudson – criado pela versão ultimate do herói canadense Guardião/Vindigator e sua esposa Heather – e apresentado no título Ultimate X, após os eventos da saga Ultimatun.  Agora, chega às bancas estadunidenses a revista “Ultimate Comics X-Men”, que traz o jovem James vestindo um traje que mistura diversos elementos daqueles que foram usados por Logan no universo tradicional, mas que pela primeira vez cobre os braços do herói.

Os uniformes de Wolverine

Desde sua primeira aparição, como vilão coadjuvante numa HQ do Hulk, em que apresentava bigodes na máscara, Wolverine vestiu (e desvestiu) diversos trajes. Dave Crockun e John Byrne consolidaram o a versão mais clássica do colante amarelo. Posteriormente, Byrne arregimentou o uniforme marrom. Jim Lee revitalizou o amarelo… Na história de Grant Morisson com desenhos de Frank Quitely ele se tornou um motoqueiro mutante pós 11 de setembro… Mas Joss Whedon e John Cassaday o devolveram ao visual heróico.

James Hudson apresenta de tudo um pouco. O que não chega a ser um bom sinal, mas paciência… É esperar pra ler.

Dennis RodrigoquadrinhosMarvel,Ultimate,WolverineA linha “ultimate” de quadrinhos da Marvel é certamente uma das mais bem sucedidas revitalizações na história recente da Casa das Idéias e sempre buscou por um diferencial tanto textual quanto imagético no que diz respeito à releitura dos personagens para uma linguagem mais moderna e dinâmica, tal qual...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe