Peirópolis e Observatório de Histórias em Quadrinhos lançam livro sobre a representação e a representatividade dos negros nos quadrinhos brasileiros

A Editora Peirópolis, em coedição com o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, lança “O Negro nos Quadrinhos do Brasil“, do pesquisador Nobu Chinen. Estudo inédito sobre as mídias e a questão étnico-racial foi lançado oficialmente no dia 22 de agosto durante as 6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, evento que reuniu cerca de 400 pesquisadores da área na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Agora, no próximo sábado, dia 31 de agosto, a partir das 16 horas, o autor fará uma sessão de autógrafos na Ugra Press (R. Augusta, 1371 – Galeria Ouro Velho – loja 116 – Consolação, São Paulo – SP, 01305-902).

O livro conta com mais de 400 figuras e é fruto de minuciosa pesquisa. O autor busca compreender a construção da imagem do negro nas narrativas gráficas, desde as artes visuais em seus primeiros registros da presença dos africanos no Brasil, sequestrados e escravizados para servir ao propósito colonizador, até a produção atual, incluindo do mainstream às produções autorais.

Ao mesmo tempo em que expõe, como o próprio autor diz, “a verdadeira face de um país preconceituoso e racista, mas que resiste em admitir essa característica”, Nobu promove um justo resgate de parte importante de nossa historiografia, em que a crescente, porém insuficiente, marca de autores negros vem influenciando positivamente a forma de representação do negro nessa mídia, restituindo-lhe o papel fundamental na formação de nosso país como nação política independente.

Nobuyoshi Chinen (1961), mais conhecido como Nobu Chinen, é escritor, publicitário, editor, professor e pesquisador. Este estudo foi desenvolvido como sua tese de doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos, da Comissão Organizadora do Troféu HQMIX, das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, e já publicou muitos artigos e capítulos sobre histórias em quadrinhos.

O negro nos quadrinhos do Brasil
Peirópolis e Observatório de Histórias em Quadrinhos
Autor: Nobu Chinen
Preto e Branco
17×24 cm
344 páginas
R$ 72 reais (impresso )
R$ 43,20 (e-book)

O Negro nos Quadrinhos do Brasilhttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/08/O-negro-nos-quadrinhos-do-Brasil-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/08/O-negro-nos-quadrinhos-do-Brasil-1-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosNobu Chinen,O Negro nos Quadrinhos do Brasil,Observatório de Histórias em Quadrinhos,Peirópolis,UgraFacebook Twitter Instagram Youtube Peirópolis e Observatório de Histórias em Quadrinhos lançam livro sobre a representação e a representatividade dos negros nos quadrinhos brasileiros A Editora Peirópolis, em coedição com o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, lança 'O Negro nos Quadrinhos do Brasil', do pesquisador Nobu Chinen. Estudo inédito sobre as mídias...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!