Mais uma notícia ligada ao centenário da morte de Machado de Assis.

Visto no Gibizada

Saiu nesta segunda, no Extra, o sexto e último capítulo da HQ “O julgamento de Capitu”.

Escrita por João Arruda e ilustrada por Vinícius Mitchell, a história foi publicada diariamente, por seis dias, no popular jornal carioca e procurava responder a pergunta que sempre atormentou os leitores de “Don Casmurro”, de Machado de Assis: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

O final escolhido pelos leitores foi escrito por Brunno Vianna que, como vencedor da promoção, ganhou dez livros de Machado de Assis (“O Alienista”, “Contos”, “Contos Fluminenses”, “Dom Casmurro”, “Helena”, “Iaia Garcia”, “A Mão e a Luva”, “Memorial de Aires”, “Quincas Borca” e “Don Casmurro”, da L&PM).

A quadrinização do texto coube a Vinicius Mitchell, autor da HQ “Conveniências emocionais”, publicada no ano passado na Revista O GLOBO e indicada ao Prêmio HQ Mix deste ano.

O Gibizada perguntou a Vinicius Mitchell o que ele acha do boom de adaptações literárias para os quadrinhos:

– Sobre as adaptações de clássicos, confesso que estou meio por fora e não li nenhuma dessas mais recentes ainda (as de Machado de Assis, inclusive) – explica Mitchell por email. – Imagino que possa ser uma idéia legal, principalmente se houver afinidade entre o universo do quadrinista que está adaptando e o do texto do clássico. Ou se o cara conseguir acrescentar novos valores e significados por conta da narrativa própria da HQ.

Enfim, tem que sair uma HQ bacana no final. É como ir assistir a uma adaptação de um livro para o cinema.

O que importa, no final, é se você viu um bom filme, né? Afinal, como o nome já diz, é uma adaptação. Só acharia ruim se as HQs fossem encaradas apenas como facilitadores para o entendimento dos clássicos, uma espécie de versão mais fácil de ler e entender.

Visto no Gibizada

Renato LebeauquadrinhosDon Casmurro,Machado de Assis,O julgamento de CapituMais uma notícia ligada ao centenário da morte de Machado de Assis. Visto no Gibizada Saiu nesta segunda, no Extra, o sexto e último capítulo da HQ 'O julgamento de Capitu'. Escrita por João Arruda e ilustrada por Vinícius Mitchell, a história foi publicada diariamente, por seis dias, no popular jornal carioca...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe