calvin_haroldo_progresso_cientifico

Visto no HQManiacs – por Carlos Costa

A Conrad Editora colocou em pré-venda mais um álbum de Calvin & Haroldo. Deu “Tilt” no Progresso Científico é o sétimo álbum lançado pela editora, trazendo as tiras da criação de Bill Waterson.

A obra já havia sido lançada no Brasil na década de 1990 pela editora Best News. O lançamento da Conrad faz parte da coleção que promete publicar todos os álbuns dos personagens.

Criada em 1985, a tira foi publicada diariamente, durante dez anos, em mais de 2400 jornais ao redor do mundo, vendendo mais de 30 milhões de cópias. A tirinha conta a história de Calvin, um hiperativo garoto de seis anos cujo maior amigo é o tigre de pelúcia Haroldo – que ganha vida quando não existe nenhum adulto por perto.

Ao lado das fantasias e brincadeiras da dupla, surgem questões sobre política, cultura, sociedade e a relação de Calvin com seus pais, colegas e professores, com a sabedoria que os tolos adultos só conseguem traduzir como ingenuidade.

Nascido em 5 de julho de 1958 em Washington, EUA, Bill Waterson ficou famoso mundialmente como o criador das tiras de Calvin & Haroldo. Formado em Ciências Políticas, trabalhou durante seis meses como chargista político no jornal Cincinatti Post.
Inspirado em Charles Schulz, começou a publicar as tiras de Calvin e seu inseparável tigre de pelúcia em 18 de novembro de 1985 – e parou no dia 31 de dezembro de 1995.

Ganhou duas vezes o Reuben Awards, principal prêmio para cartunistas norte-americanos. Waterson também é conhecido por ser relutante no licenciamento de produtos relacionados a Calvin & Haroldo – não existem canecas nem lancheiras oficiais de Calvin, por exemplo.

A Conrad Editora surgiu em 1998, com publicações para o mercado de games. Em 1999, lançou os mangás Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, os primeiros no país a serem publicados no estilo de leitura japonês.

De lá para cá, aumentou seu catálogo com mangás como Evangelion, One Piece e Vagabond, além de material de grandes autores como Robert Crumb, Osamu Tezuka, Joe Sacco, Milo Manara, Guido Crepax e Terry Pratchett, entre outros, bem como de autores nacionais.

Em 2006, lançou o primeiro volume de uma luxuosa coleção da série Sandman, encerrada em 2008. Em 2009, depois de passar por algumas dificuldades, a editora foi adquirida pelo Grupo IBEP-Nacional, retomando seu ritmo de lançamentos.

Calvin & Haroldo – Deu “Tilt” no Progresso Científico
Conrad Editora
21,5 x 21,5 cm
128 páginas
R$ 29,90.

Visto no HQManiacs – por Carlos Costa

Renato LebeauquadrinhosBill Waterson,Calvin,conrad,HaroldoVisto no HQManiacs – por Carlos Costa A Conrad Editora colocou em pré-venda mais um álbum de Calvin & Haroldo. Deu “Tilt” no Progresso Científico é o sétimo álbum lançado pela editora, trazendo as tiras da criação de Bill Waterson. A obra já havia sido lançada no Brasil na década de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe