Criado por Eloyr Pacheco, o Escorpião de Prata é um personagem de histórias em Quadrinhos publicado pela primeira vez na revista Sideralman em 2007 e depois de sete anos da sua de sua existência o herói capoeirista teve duas edições impressas publicadas, sendo uma delas selecionada para participar do Festival Internacional de Angouleme, na França, em 2012.

O Escorpião de Prata tem uma vida de aventuras bem ativa. Já integrou o mix da revista Tempestade Cerebral, publicada por Alex Mir, também duas edições online grátis publicadas no ISSU, alé, das várias fanartes dedicadas ao personagem, que o fanzineiro e quadrinhista Lancelott produziu um e-book – também disponibilizado gratuitamente – com cerca de 100 ilustrações. O Escorpião de Prata também apareceu na revista Projeto Continuum, editada por Rafael Tavares, e na Mundo HQB, de Francinildo Sena, e foi destaque na revista Mundo dos Super-Heróis #42, da Editora Europa.

Claro que com tamanha atividade, em 2014 não poderia ser diferente, e Eloyr Pacheco já começou a divulgar as novidades que vem por aí! Confira:

Legado é uma HQ que apresentará ao Escorpião de Prata a sua ancestralidade e mostrará aos leitores um lado do personagem que até aqui não havia sido explorado por seu criador. As raízes afro-descenentes de Toni, o Escorpião de Prata, serão reveladas de uma forma surpreendente. E a HQ ainda presta uma homenagem a dois Mestres do Quadrinho Nacional. Quais os dois mestres? Você só saberá lendo a edição.

Leia a seguir o texto de apresentação da HQ:

“Escorpião de Prata descobre que sua missão não começou com a morte de seu avô. Sua coragem é um LEGADO que surge no seu passado, antes dos seus ancestrais virem da África para o Brasil Colônia. Ao tomar consciência da sua ancestralidade o Herói Capoeirista compreende que são as suas raízes que o tornam mais forte.”

Criada a partir de um plot de Eloyr Pacheco, Legado foi produzida em parceria com Lancelott (roteiro e arte-final) e com o Mestre Ataíde Braz (roteiro), Marco Santiago (lápis) e Adriano Felix (cores). A edição traz textos adicionais de Eloyr Pacheco e Lancelott e ainda um prefácio de Severino Lepê Correia, pesquisador das Tradições e Religiosidades Afros e Brasileiras. Legado tem a participação de Exú e Catalogador, personagens criados por Lancelott, e está disponível no formato digital para leitura grátis. Confira as páginas em P&B de “Escorpião de Prata encontra Exú” aqui. E leia a HQ aqui.

E Eloyr Pacheco passou a escrever e publicar contos do Escorpião de Prata. Inspirado em ilustrações que recebe e criando elos entre HQs já publicadas. Uma novidade é uma proposta de produção colaborativa: o desenhista cria uma cena com o Escorpião de Prata e Eloyr Pacheco escreverá o conto inspirado nela. Gostou da ideia e quer participar? Desenhe uma cena com o Escorpião de Prata e mande para [email protected].

Ambas as partes trabalharão com o fator surpresa: Pacheco receberá a ilustração sem saber o que o espera, e o desenhista nem terá ideia do que ele vai escrever. “Quando Marreta perdeu a sua Baby” e “Orgulho e Preconceito”, os dois primeiros contos disponibilizados na fanpage do Herói Capoeirista – podem ser lidos aqui.

Outra novidade são as HQs virtuais do personagem no ISSUU. Escorpião de Prata – Fanarts pode ser vista aqui e Escorpião de Prata encontra Ultrax, produzida em parceria com E.C. Nickel, e Escorpião de Prata encontra Tatu-Man, em parceria com Bira Dantas, podem ser lidas aqui, estas duas últimas contaram com a co-edição de Humberto Yashima.

Renato LebeauquadrinhosEloyr Pacheco,Escorpião de PrataCriado por Eloyr Pacheco, o Escorpião de Prata é um personagem de histórias em Quadrinhos publicado pela primeira vez na revista Sideralman em 2007 e depois de sete anos da sua de sua existência o herói capoeirista teve duas edições impressas publicadas, sendo uma delas selecionada para participar do...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe