Editora Criativo reedita “Manual Prático de Desenho”, obra seminal de Renato Silva, após ficar inacessível durante várias décadas

O carioca Renato Silva teve uma extensa carreira como colaborador das melhores revistas e grupos editoriais do Brasil, artista do tempo da belle époque tropical, Renato Silva foi chargista, ilustrador, designer gráfico e notabilizou-se principalmente pela dedicação à arte-educação, sendo o pioneiro no ensino de desenho no País.

Sua obra o Manual Prático de Desenho, de 1939 foi o primeiro livro didático brasileiro sobre o desenho artístico e contempla todos os aspectos da arte de desenhar, incluindo anatomia, proporções das figuras masculinas e femininas, noções de antropologia na construção das faces, proporções da figura a partir do esqueleto, expressões faciais de adultos e infantis, caricaturas, perspectiva, drapejamento e guia de referências de trajes históricos, além de desenho de animais etc.

A publicação é um guia de orientação para desenhistas dos mais completos já editados, além de ter o sabor vintage do traço do artista que, no seu caso, é uma qualidade a mais a ser apreciada nessa obra surpreendente pela riqueza e consistência de seus ensinamentos.

Renato Silva é um reconhecido gênio do desenho nacional, mestre de gerações de artistas brasileiros que se educaram artisticamente graças a seus livros, numa época em que escolas de arte eram tão raras quanto inacessíveis para a grande maioria dos desenhistas iniciantes.

Sua memória vem sendo agora restaurada, com a reedição de suas obras que testemunham uma história nas artes que vem desde meados dos anos 1920, sem dizer de ser ele o autor de uma obra didática na área da arte-educação que dificilmente virá a ser superada.

Mestre Renato Silva veio a falecer no dia 6 de agosto de 1981, no Rio de Janeiro.

Manual Prático de Desenho
Editora Criativo
Autor: Renato Silva
21 x 28 cm
156 páginas
R$ 49,00

Renato LebeauquadrinhosEditora Criativo,Manual Prático de Desenho,Renato SilvaEditora Criativo reedita “Manual Prático de Desenho”, obra seminal de Renato Silva, após ficar inacessível durante várias décadas O carioca Renato Silva teve uma extensa carreira como colaborador das melhores revistas e grupos editoriais do Brasil, artista do tempo da belle époque tropical, Renato Silva foi chargista, ilustrador, designer gráfico...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe