Após 5 anos de existência o coletivo de produção de HQs independentes encerra as atividades

E a semana começou com uma notícia que pegou muito leitor amante do quadrinho nacional independente de surpresa. Depois de 5 anos de criação e centenas de quadrinhos lançados, participação em eventos por todo o Brasil e dezenas de oficinas ministradas, o coletivo Quarto Mundo chega ao fim. A notícia foi publicada primeiro por Paulo Ramos no Blog dos Quadrinhos.

De acordo com a nota oficial do coletivo, o grupo anuncia seu fim com saldo positivo e pela sua pouca história se tornou uma verdadeira escola em termos de produção independente de Histórias em Quadrinhos. Vale lembrar que o Quarto Mundo começou oficialmente durante o Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2007, fazendo história ao reunir artistas independentes de todo o País para participar de um festival de renome.

Em sua história, o Quarto Mundo ganhou prêmios como o Troféu HQMIX, Ângelo Agostini, Bigorna e DB Artes. É indiscutível que o coletivo incentivou o mercado nacional e serviu de inspiração para muitos. “Agora, com a sensação de missão cumprida, é hora dos participantes do grupo seguirem novos caminhos, formarem novas parcerias e buscarem atingir novas metas, ou até mesmo novas estratégias para alcançar as velhas demandas sempre presentes na produção nacional”, diz o texto divulgado para a imprensa.

O grupo surgiu em uma época onde poucas editoras publicavam artistas brasileiros, o mercado independente era formado por um grupo restrito de autores e a mídia via os autores de quadrinhos como artistas marginais. E tudo indica que o novo cenário, e essa mudança do contexto do mercado editorial de quadrinhos foi o grande motivado do encerramento das atividades do coletivo como indica o trecho abaixo do comunicado que oficializa o fim do coletivo:

“Hoje, há uma profusão de publicações brasileiras nas livrarias, o mercado independente é formado por uma infinidade de grupos e autores em todos os estados e quadrinistas participam de exposições e aparecem constantemente na mídia como personagens influentes do meio cultural.”

O Quarto Mundo ganhou grande destaque e crescimento devido a suas propostas: ser uma organização descentralizada, com o objetivo que todos trabalhassem em alguma das atividades que o grupo desempenhava em prol dos seus membros. O mérito do grupo está em ter conseguido aglutinar várias forças criativas, inclusive de gerações distintas, em torno de uma ideia de coletivo, participando de um momento chave da história da produção independente nacional.

Para marcar o encerramento do coletivo, o Quarto Mundo vai realizar uma festa na HQMIX Livraria, no dia 15/12/2012. Serão dezenas de revistas a preços promocionais, além de sorteios.

Festa “Fim do Quarto Mundo”
Data: 15/12/2012, a partir das 18 horas.
HQMIX Livraria.
R. Tinhorão, 124 – Pacaembu, São Paulo.
(11)3259-1528

Renato Lebeauagendanotíciashqmix,Quarto MundoApós 5 anos de existência o coletivo de produção de HQs independentes encerra as atividades E a semana começou com uma notícia que pegou muito leitor amante do quadrinho nacional independente de surpresa. Depois de 5 anos de criação e centenas de quadrinhos lançados, participação em eventos por todo o...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.