Quem está ligado aqui no Impulso HQ sabe que o jornalista e professor universitário Paulo Ramos vai lançar um livro que compila o conteúdo do Blog dos Quadrinhos. Agora a publicação já tem nome oficial e arte da capa assinada por João Montanaro.

O livro “Revolução do Gibi – A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil” soma mais de 500 páginas em uma coletânea de matérias, resenhas, entrevistas e análises do blog e será publicada pela editora Devir, que programa lançar o livro entre o fim de abril e o início de maio.

O Impulso HQ conversou com Paulo Ramos sobre a publicação que tem o objetivo de explicar as raízes do atual momento do mercado brasileiro de quadrinhos com textos selecionados desde o início do blog, em abril de 2006, até o fim de 2011.

Impulso HQ: Como a obra será dividida?
Paulo Ramos:
O livro foi dividido em 20 temas. Cada um deles compõe um dos capítulos da obra. Esses temas abordam diferentes aspectos do atual momento do mercado de quadrinhos no país.

IHQ: Por que a edição que estava programada para 2011 será publicada somente agora?
P.R.:
De fato, o livro deveria ter saído em 2011. O adiamento se deveu principalmente à revisão pela qual a obra passou. Mas, no final, achei essa mudança de data bastante positiva. Isso permitiu incluir mais informações e abordar todo o ano de 2011. Fiz a última atualização de dados em janeiro deste ano.

IHQ: Com os adiamentos a publicação passou por novas revisões. Teve material adicionado depois da primeira versão? Qual?
P.R.:
O curioso de produzir esse livro é que ele se parece com o processo de enxugar gelo. É um trabalho sem fim. Quanto mais adiávamos o lançamento, mais notícias surgiam e mais revisões, inclusões e atualizações eu tinha de fazer. Foi um processo contínuo. Mas, como disse na resposta anterior, a data final foi dezembro de 2011. A última atualização foi feita em janeiro deste ano.

IHQ: Sendo uma compilação dos posts do Blog dos Quadrinhos, o que o leitor pode esperar de A Revolução dos Gibis que ainda não viu?
P.R.:
Quando ouvi pela primeira vez a sugestão de transformar o conteúdo do blog em livro, minha primeira reação foi parecida com essa sua pergunta. Se o conteúdo está na internet, por que pôr tudo em livro? Demorei para amadurecer a ideia. O que me convenceu foi o argumento de que o livro organiza as informações por temas, o que permite ao leitor perceber a evolução daquele assunto ao longo dos anos.
Além disso, fiz um texto de abertura para cada um dos 20 capítulos, de modo a contextualizar o leitor a respeito do assunto, e inseri um comentário ao final de cada uma das postagens, atualizando as informações. Outro argumento que me ajudou a convencer foi o fato de o livro se tornar um registro físico sobre esse momento peculiar pelo qual os quadrinhos passam hoje no país. Para as próximas décadas, é necessário haver dados assim para serem consultados.

IHQ: Uma curiosidade: Você quem escolhe os capistas dos seus livros? Em sua última publicação quem assina a arte da capa é Gustavo Duarte, agora é João Montanaro, dois artistas que você já assumiu que é fã da arte. Coincidência ou indicação?
P.R.:
O crédito de usar desenhistas para compor a capa dos livros é de Claudio Martini, da editora Zarabatana Books. Foi dele a ideia de convidar o argentino Liniers para fazer a capa de Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos. O resultado ficou tão bom que resolvemos repetir a experiência no livro seguinte, Faces do Humor – Uma Aproximação entre Piadas e Tiras, cujo trabalho foi feito pelo Gustavo Duarte, que gentilmente aceitou nosso convite.

Levei essa experiência anterior a esta nova obra da Devir. Pensei no João Montanaro porque, além de gostar muito do trabalho dele, queria alguém que tivesse feito parte da história do Blog dos Quadrinhos. A primeira matéria sobre o João foi publicada no blog e, a partir dela, ele foi descoberto pelo restante da mídia e chegou aonde está. Felizmente, tanto ele quanto a Devir aceitaram a ideia. A capa ficou ótima.

Renato LebeauentrevistasnotíciasDevir,João Montanaro,Paulo Ramos,Revolução do GibiQuem está ligado aqui no Impulso HQ sabe que o jornalista e professor universitário Paulo Ramos vai lançar um livro que compila o conteúdo do Blog dos Quadrinhos. Agora a publicação já tem nome oficial e arte da capa assinada por João Montanaro. O livro 'Revolução do Gibi - A...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.