Livro baseado na dissertação de Mestrado de Douglas Pigozzi defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Professor Doutor Waldomiro Vergueiro é o mais recente lançamento da editora Marca de Fantasia.

A primeira parte do texto tem uma abordagem mais teórica acerca dos meios de comunicação de massas e de uma noção sobre o que é o pensamento (e prática) anarquista; a segunda é uma análise das relações entre as graphic novels V de Vingança, Watchmen e El Eternauta com as práticas sociais totalitárias.

O objetivo é promover uma reflexão acerca do modo como às histórias em quadrinhos podem auxiliar e enriquecer análises sobre o mundo contemporâneo e, neste caso, em específico, refletir de que modo um indivíduo ou uma fração de classe social ou, até mesmo, uma classe social exerce um controle sobre toda a sociedade civil por meio de condutas autoritárias e repressivas, no contexto ficcional destas histórias em ambientes totalitários.

Afinal, as graphic novels V de Vingança e Watchmen (ambas do roteirista Alan Moore) e El Eternauta (do roteirista Héctor Gérman Oesterheld) possuem um conjunto de simbologias e de noções políticas que auxiliam nas análises sobre a problemática do autoritarismo extremo.

Desse modo, busca-se apresentar a produção quadrinística como elemento enriquecedor do debate de temas da maior importância e complexidade do mundo social e político contemporâneo, atentando para o fato de que os quadrinhos não possuem, simplesmente, apenas uma função de entretenimento ou lazer do leitor, mas sim de reflexão acerca do mundo atual.

Os pedidos para adquirir a obra podem ser realizados diretamente com a editora em [email protected] ou www.marcadefantasia.com.

Quadrinhos e totalitarismo: V de Vingança, Watchmen e El Eternauta
Editora Marca de Fantasia
Série Quiosque, 47
Autores: Marcelo Bolshaw e Douglas Pigozzi
121 páginas
R$ 5,00 (Digital)

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/04/marce-de-fantasia-quadrinhos-totalitarismo-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/04/marce-de-fantasia-quadrinhos-totalitarismo-1-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasDouglas Pigozzi,El Eternauta,Marca de Fantasia,Marcelo Bolshaw,Quadrinhos e totalitarismo,V de Vingança,Waldomiro Vergueiro,WatchmenLivro baseado na dissertação de Mestrado de Douglas Pigozzi defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Professor Doutor Waldomiro Vergueiro é o mais recente lançamento da editora Marca de Fantasia. A primeira parte do texto tem uma abordagem mais teórica acerca...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.