Iniciativa promove oficinas gratuitas de quadrinhos, mangá e caricatura nas bibliotecas de São Paulo

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Histórias em Quadrinhos (módulos Básico e Avançado), Mangá e Caricatura, na rede de bibliotecas do Município de São Paulo. Os cursos, que fazem parte da iniciativa Fanzines nas Zonas de Sampa, são totalmente gratuitos e realizados em várias Bibliotecas Municipais, em aulas semanais, e têm duração de três meses.

Entre os instrutores estão profissionais atuantes no mercado, com diversas publicações e alguns vencedores dos troféus Angelo Agostini e o HQMIX, os principais prêmios do segmento.

Ao final do curso, cada oficina irá produzir uma revista independente com o trabalho dos alunos.

Desde 2006, Coordenadoria de Programação das Bibliotecas Municipais, por meio do Programa Fanzines nas Zonas de Sampa vem oferecendo oficinas de histórias em quadrinhos em diversas unidades da capital. Cerca de 780 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos já passaram pelas oficinas e vários deles seguiram adiante em projetos independentes.

Segundo Katianne Pereira da Silva e Silva, coordenadora do programa, o objetivo das oficinas é propiciar aos alunos o contato com as técnicas de criação e produção de quadrinhos e ensinar os princípios básicos para que sejam capazes de elaborar as suas próprias histórias por meio dessa linguagem.

A idade mínima para fazer as oficinas é de 10 anos, sem limite máximo para nenhum dos cursos. Para as oficinas de Quadrinhos módulo básico não é necessário nenhum conhecimento prévio. Já para o módulo avançado é preciso ter alguma noção de desenho.

A lista de oficinas e das bibliotecas onde serão ministradas pode ser consultada no site www.bibliotecas.sp.gov.br. As inscrições podem ser feitas diretamente na Biblioteca. Menores de idade necessitam da autorização do responsável.

Mais informações: (11) 3675-6727 | [email protected]

Renato LebeaunotíciasCaricatura,fanzines,Katianne Pereira da Silva e Silva,mangá,quadrinhos,Zonas de SampaIniciativa promove oficinas gratuitas de quadrinhos, mangá e caricatura nas bibliotecas de São Paulo Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Histórias em Quadrinhos (módulos Básico e Avançado), Mangá e Caricatura, na rede de bibliotecas do Município de São Paulo. Os cursos, que fazem parte da iniciativa Fanzines...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.