tina_ed6

Não sei se todos já estão sabendo, mas a Turma da Mônica ganhou o seu primeiro personagem gay, que aparece na edição de número seis da Revista Tina.

Batizado de Caio, ele é o melhor amigo de Tina e foi apresentado sem estereótipos, ou seja, sem trejeitos ou clichês de um homossexual. Somente no final da história dá-se a entender que o personagem tem um relacionamento com um homem.

Ironicamente, as pessoas insistem em dizer que Maurício de Souza não aborda assuntos polêmicos em seus trabalhos. Entretanto, quando o faz, provoca reações controversas, de modo que uma parte do público parece preferir que certos temas fiquem de fora das páginas dos quadrinhos.

Em resposta às manifestações que estão ocorrendo, o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, divulgou um comunicado oficial a fim de esclarecer algumas das polêmicas criadas. Confira a seguir:

“Sobre a recente polêmica a respeito da revista Tina 6, é preciso esclarecer alguns pontos.

A revista Tina é uma publicação da Editora Panini produzida para um público adulto jovem. Ou seja, não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil (Turma da Mônica Jovem). A publicação é destinada a uma outra faixa de leitores e suas histórias refletem isso – tanto que Tina, atualmente, é estudante de jornalismo e maior de idade.

A história publicada em Tina nº6, intitulada “O triângulo das confusões”, deve ser lida e interpretada pelo leitor. Não há qualquer afirmação sobre a sexualidade deste ou daquele personagem.

Lida a história, feita a interpretação, daí, sim, comentários e críticas poderão ajudar no sentido de falarmos a língua de uma sociedade esclarecida. Tanto que, em nossas publicações recentes, temos usado cada vez mais a interatividade com os leitores. Essa promoção do diálogo com a juventude, especialmente pela internet, é essencial e já nos ajudou a direcionar histórias e personagens em outras ocasiões.

E vale ressaltar que publicações dirigidas a faixas de público com idades diferenciadas podem – e devem – tratar de quaisquer assuntos de maneira adequada ao seu leitor.

No cinema, na televisão ou nas revistas há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações?

Mas uma posição vai se manter em TODAS as nossas produções: o respeito pelo ser humano, pela pessoa, e a elegância no trato de qualquer tema” .

Mauricio de Sousa

Renato LebeauquadrinhosMauricio de Sousa,Tina,turma da MônicaNão sei se todos já estão sabendo, mas a Turma da Mônica ganhou o seu primeiro personagem gay, que aparece na edição de número seis da Revista Tina. Batizado de Caio, ele é o melhor amigo de Tina e foi apresentado sem estereótipos, ou seja, sem trejeitos ou clichês de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe