A Editora Nemo continua fazendo um ótimo trabalho editorial com quadrinhos no mercado nacional, e pelo jeito, após ganhar o Troféu HQMIX como a melhor editora de 2012, ela está a todo o vapor para repetir o mesmo feito em 2013. A editora acaba de anunciar mais um álbum inédito no Brasil do fabuloso Enki Bilal.

Concluída em 2007, Tetralogia Monstro é mais uma obra-prima de Enki Bilal, renomado quadrinista de origem iugoslava, radicado na França. A Nemo irá repetir o formato da publicação A Trilogia Nikopol, trazendo a história completa, num impressionante volume de 272 páginas.

Nike, Leyla e Amir são três órfãos nascidos sob as bombas do cerco a Sarajevo; mas agora eles vivem num mundo futurista, em meio a novos conflitos e conspirações. Tecendo uma narrativa pessoal e instigante, ligada à guerra destruidora da Iugoslávia na década de 1990, Enki Bilal dividiu sua narrativa sobre a memória e os reencontros em quatro capítulos: “O Sono do Monstro”, “32 de Dezembro”, “Encontro em Paris” e “Quatro?”, sendo os dois últimos fundidos nesta edição completa a pedido do autor.

Nike, o personagem condutor da história, tem uma notável habilidade de rememorar detalhadamente todos os dias de sua vida; ao longo da HQ, ele vai aos poucos conseguindo se lembrar dos primeiros dias de vida, da ausência de seus pais e da terrível presença da guerra se desenrolando a seu redor e ao de Leyla e Amir, seus amigos de berço, na Sarajevo de 1993.

A memória, representada de diferentes formas ao longo da narrativa, torna-se elemento central na trama, unindo a trajetória das três personagens num futuro sombrio e impiedoso. Em meio a tudo, surge um personagem misterioso, desumano e inumano: o próprio “Monstro” do qual fala o título da obra.
Numa trama intrincada e densa, que ora se volta para o passado, ora para o futuro, a realidade se torna duvidosa, e o leitor é facilmente envolvido pelas trajetórias das personagens. Não somente pela história original, pela narrativa de estilo particular, mas também pelo traço e cores em arte pintada, numa edição de luxo, com capa dura e formato europeu original.

Enki Bilal nasceu na Iugoslávia em 1951. Sua infância belgradina sob o reinado de Tito será determinante para a tonalidade gráfica e os temas geopolíticos que desenvolverá em suas colaborações (principalmente com Pierre Christin) e, posteriormente, em sua carreira solo. Algumas de suas obras de destaque são Animal’Z (leia a resenha do IHQ) e A Trilogia Nikopol (leia a resenha do IHQ), ambas publicadas pela Editora Nemo, sendo esta última sua obra de maior destaque. Enki Bilal fez também três filmes, sendo Immortel (Ad Vitam) uma livre “desconstrução” de A Trilogia Nikopol.

Tetralogia Monstro
Editora Nemo
Autor: Enki Bilal
Título original: Monstre – L’Intégrale
Tradução: Fernando Scheibe
24 x 32 cm
272 páginas
R$ 84,00

Renato LebeauquadrinhosEnki Bilal,Fernando Scheibe,Nemo,Tetralogia MonstroA Editora Nemo continua fazendo um ótimo trabalho editorial com quadrinhos no mercado nacional, e pelo jeito, após ganhar o Troféu HQMIX como a melhor editora de 2012, ela está a todo o vapor para repetir o mesmo feito em 2013. A editora acaba de anunciar mais um álbum...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe