Com roteiro de Jozz e desenhos de Octavio Cariello, ‘Rei Lear’ é o título que completa a Coleção Shakespeare em Quadrinhos, da Editora Nemo. Ao todo foram sete títulos publicados: Sonhos de uma Noite de Verão, Otelo, Romeu e Julieta, Hamlet, A Tempestade, Macbeth e Rei Lear.

A história do Rei Lear, que dividiu seu reino e enlouqueceu ao ver a ganância de suas herdeiras, é traduzida para os quadrinhos num álbum que preserva toda a dramaticidade da peça de William Shakespeare. Pintada em arte digital, a história ganha vida de quadro a quadro, envolvendo os leitores nas intrigas, dramas e paixões desta grande obra shakespeariana.

Idoso e cansado, Lear decide dividir seu reino entre as três filhas: Goneril (esposa do duque de Albany); Regan (esposa do duque da Cornualha); e a caçula Cordélia (que tinha por pretendentes o rei da França e o duque da Borgonha). Para calcular a partilha, pede às filhas que expressem a gratidão e o amor que sentem pelo pai. Goneril e Regan fazem discursos aduladores. Cordélia, no entanto, diz que o ama “como corresponde a uma filha, nada mais, nada menos”; irritado com a resposta, Lear deserda-a e expulsa-a do reino, que é dividido entre as irmãs mais velhas.

Não satisfeitas, as herdeiras ainda armam um plano que levará o pai à loucura. A intriga, a inveja e a cobiça que envolvem Lear afetam também outros personagens. O conflito é crescente e intenso, culminando com a punição da maldade, mas sem deixar de lado um desfecho propriamente trágico.

A tragédia do enredo ganha mais força nas imagens de cores fortes, em sintonia com os sentimentos dos personagens. A força da narrativa em quadrinhos revitaliza o clássico shakespeariano, num álbum que prende o leitor da primeira à última página.

Jozz, que assina o roteiro, trabalha com ilustração, quadrinhos e design editorial e ganhou o Troféu HQMIX na categoria Desenhista Revelação em 2008. É autor de O Circo de Lucca e Menthalos.

Octavio Cariello é ilustrador, escritor, tradutor e fotógrafo. Em 1992, ganhou o Troféu HQMIX de “Melhor Desenhista Nacional”. Trabalhou para várias editoras no Brasil e nos Estados Unidos, tendo ilustrado quadrinhos e livros como Wolverine, A Rainha dos Condenados, Mamonas Assassinas, Casseta e Planeta, O Amigo da Onça, Homem-Cueca e Quebra-Queixo.

Rei Lear
Editora Nemo
Autor: William Shakespeare
Roteiro: Jozz
Desenho: Octavio Cariello
20 x 28 cm
64 páginas
R$ 39,00

Renato LebeauquadrinhosJozz,Nemo,Octavio Cariello,Rei Lear,William ShakespeareCom roteiro de Jozz e desenhos de Octavio Cariello, 'Rei Lear' é o título que completa a Coleção Shakespeare em Quadrinhos, da Editora Nemo. Ao todo foram sete títulos publicados: Sonhos de uma Noite de Verão, Otelo, Romeu e Julieta, Hamlet, A Tempestade, Macbeth e Rei Lear. A história do...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe