abertura_comix

Quem estava na cidade de São Paulo nesse último sábado, e gosta de quadrinhos teve ótimos motivos para sair de casa, e ir para a região central curtir excelentes lançamentos.

Com a tarde ensolarada e o céu limpo, sem o sinal das chuvas que arrasaram a cidade durante a semana, passar na Comix Book Shop, as 14h00 era uma parada obrigatória, afinal dois títulos nacionais da HQM Editora estavam sendo lançados, o já conhecido no meio independente Necronauta, de Danilo Beyruth e o inesperado universo de ZOO de Nestablo Ramos Neto.

A loja estava cheia, as mesas estavam fora com os autores autografando, com um toldo para a proteção do forte Sol e a presença de fãs e quadrinhistas como Marcelo Campos, Will, Edu Mendes, Omar Vinõle, Fábio Moon, Gustavo Duarte, Flávio Luiz e outros.

Nestablo conversou com o público sobre a obra e a questão levantada sobre o universo criado por ele ter alguma semelhança com o universo de Planeta dos Macacos, as reações dos leitores e como os ativistas vegetarianos se tornaram leitores da publicação.

04

Nestablo autografa os albuns que foram publicados com duas opções de capa

O autor de ZOO conversou com o Impulso HQ sobre essas questões e s novidades para 2010. Nestablo revela como ficou surpreso com os novos leitores: “Os vegetarianos gostaram muito da obra, mas não fiz o livro pensando em um publico específico. Isso nunca me passou pela cabeça”.

Nestablo comenta a reação que as imagens de ZOO que ele publica em seu blog e a intenção da publicação: “A obra foi feita para ser uma crítica a sociedade que comete crueldade com animais. Não crítico quem come carne ou deixa de comer, nesse aspecto eu não tomo partido. Considero que não precisamos ser cruéis com os animais, somente isso”.

Durante a conversa Nestablo comenta como ONGs de direito dos animais entraram em contato por causa do seus pin ups publicados em seu blog: “Uma ONG uma vez me pediu a autorização para fazer um banner gigante para uma passeata no Rio Janeiro, e depois me enviaram as fotos”.

05

Nestablo conversa com Marcelo Campos

“Tenho um bom contato com ONGs, em Brasília por exemplo uma parte do material de ZOO será doado para depois o valor ser revertido para o Hospital São Francisco”, afirma o autor.

Sobre o conteúdo de ZOO e como foi achar uma editora que aceitasse publicar o seu material o autor afirma: “O contato com as editoras não foi difícil, o difícil foi achar uma editora que tenha a mente aberta e com uma visão diferente das outras. Por isso preferia a HQM pelo respeito e profissionalismo que me trataram. O conteúdo está todo lá, mas como queremos que o álbum chegue nas escolas, na última hora tiramos a ilustração do programa de culinária onde fazia uma analogia com um bebê e um leitão. A imagem poderia chocar alguns leitores”. (veja a imagem cortada de última hora no blog do autor)

03

A Comix Book estava cheia!

Para 2010 Nestablo comenta os seus planos: “ZOO é um arco fechado, mas deixa um gancho para uma continuação que já está em pré-produção. Também tenho o Zona Zen, que é um trabalho que venho publicando durante quatro anos e fala sobre um cara super legal, mas infelizmente ele tem problemas de relacionamento, é uma história que fala sobre isso. Os planos são que para o ano que vem saia um álbum do Zona Zen, também pela HQM”.

09

Flávio Luiz autor de Aú – O Capoeirista, também pretigiou o lançamento

E falando de 2010 e planos editoriais, o Impulso HQ conversou com Carlos Costa, editor chefe da HQM, sobre as novidades da editora para o próximo ano em relação a títulos nacionais: “A Editora HQM já vem apostando nos quadrinhistas nacionais, já tínhamos publicado dois títulos, estamos lançando dois agora e para o ano que vem temos mais dois álbuns nacionais já acertados, que são Little Heroes de Estevão Ribeiro e Retro City de Daniel HDR”.

08

Carlos Costa também fala dos planos da editora com os títulos internacionais: “A HQM publica títulos da Image, e o carro chefe hoje é o álbum Mortos-Vivos. Estão nos nossos planos Who Fighter e o Coração das Trevas, também tem o I Love Halloween que é um estilo manga americanizado que está sendo publicado pela Tokyo Pop. Mas não escolhemos esse material pelo fato de ser um mangá e sim pela sua qualidade”.

06

E o editor da HQM adianta mais títulos para o Impulso HQ: “Publicaremos a História de OZ, que saiu aqui no Brasil na década de 1990 pela Editora Abril. Outros títulos também estão programados como Kickback de David Lloyd, Leão Negro com 4 origens e para o primeiro trimestre de 2010 mais uma edição de Estranhos no Paraíso. E também estamos com um projeto de estilo mangá nacional que conta com a versatilidade do traço de Nestablo Ramos Neto”.

07

Depois de uma longa fila de autógrafos e desenhos nos álbuns de Necronauta que estavam sendo vendidos com um desconto de 50%, o Impulso HQ conversou com Danilo Beyruth sobre a trajetória de seu personagem e o sucesso alcançado em tão pouco tempo: “Necronauta é um trabalho que resolvi publicar. Posso dizer que é uma experiência que deu certo e me surpreendi com a rapidez, mas me pareceu natural pela razão que eu soube explorar o personagem que criei. Acho que o fato de eu me manter separado de um grupo ou de uma revista mix também me favoreceu, porque toda vez que a mídia fala sobre Necronauta o personagem não tinha que concorrer com outra história no mesmo álbum”.

02

Danilo Beyruth autografa o álbum com pincel

Para quem não sabe Necrounauta já foi publicado nos Estados Unidos pela Image com o selo Popgun e Danilo comenta o retorno que teve: “Não tive um relatório da Popgun Volume 3, e a maioria das críticas eram do álbum como um todo que reúne várias histórias. Teve um site estrangeiro que fez um texto falando bem sobre Necronauta, mas acho que foi só ele”.

“Sobre o contato, foi a editora que me achou em um fórum, me fez o convite e eu aceitei”

Danilo Beyruth conversou com o Impulso HQ sobre os seus planos para 2010: “No próximo ano eu pretendo lançar o Bando de Dois, que foi um dos ganhadores da seleção do projeto apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural de 2008 (PROAC) e sairá pela editora Zarabatana. A história conta a vida dos dois últimos sobreviventes de um bando de cangaceiros. O álbum será preto e branco com 92 páginas e está prevista para o começo do segundo semestre”.

01

Detalhe de Danilo autografando

Quando questionado sobre o que mais o surpreende sobre Necronauta e se o personagem ano que vem vai continuar a ser publicado de maneira independente Danilo Beyruth responde: “O que mais me surpreende é que sempre os leitores elogiam muito e isso até me motivou a fazer o mesmo personagem até o sétimo número. Sobre a publicar de forma independente já não sei te dizer, porque creio que isso levaria a questão “o que é publicar de forma independente?” No caso com a HQM foi uma parceria que eu tive total liberdade em decidir de como seria o álbum, e foi compilado o material que eu já tinha publicado antes. Eu acho difícil ele voltar ao formato xerocado. Creio que Necronauta já não agradaria mais se voltasse ao xerox depois de ser publicado em um álbum só dele como está sendo agora. Sem contar que na antiga forma eu que distribuía os impressos, e isso é algo muito difícil de fazer e me tira de perto da prancheta. Prefiro as parcerias que são mais benéficas a todos. Sem contar que em 2010 a intenção é que o álbum chegue as bancas”.

10

E aqui se encerra o post sobre a cobertura dos lançamentos na Comix Book Shop e para mais informações sobre os autores confira os blogs de Danilo Beyruth e Nestablo Ramos Neto.

Necronauta – Volume 1: O Soldado Assombrado e Outras Histórias
Autor:Danilo Beyruth
Editora: HQM Editora
88 páginas
R$ 29,90

Zoo
Autor: de Nestablo Ramos Neto
Editora: HQM Editora
136 páginas
R$ 34,90

Comix Book Shop
Alameda Jaú, 1998 – Cerqueira César
São Paulo – SP
(11) 3088-9116

Para quem acha que o sábado acabou por aqui aguardem o próximo post!

Renato LebeauquadrinhosComix Book Shop,Danilo Beyruth,HQM Editora,Necronauta,Nestablo Ramos Neto,ZooQuem estava na cidade de São Paulo nesse último sábado, e gosta de quadrinhos teve ótimos motivos para sair de casa, e ir para a região central curtir excelentes lançamentos. Com a tarde ensolarada e o céu limpo, sem o sinal das chuvas que arrasaram a cidade durante a semana,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe