A adolescência é aquele período em que parece que tudo acontece de uma vez só. Os problemas parecem gigantes, sejam por causa de um cara maior que não te deixa em paz por algo que você diz e se arrepende segundos depois ou pelo medo que vai batendo quando a “vida adulta” chega cada vez mais perto.

Em Market Garden, o quadrinista Bruno Seelig usa muito bem essa percepção, algumas vezes exagerada da adolescência, para colocar seus personagens em aventuras do tipo que todo mundo pode se identificar de alguma forma.

Bruno lançou de forma independente Blitzkrieg em 2016 e chamou muita atenção. A HQ foi uma das mais elogiadas na CCXP daquele ano e colocou o quadrinista no radar das editoras e sites de quadrinhos. Em dezembro do ano passado a Editora Mino lançou Market Garden, em uma bela edição de 80 páginas que compila as duas histórias.

Blitzkrieg mostra o cotidiano de quatro amigos de 13 anos que, como é dito na HQ, estão em guerra! E o pior é que estão perdendo. O inimigo é um garoto mais velho que pega no pé deles todos os dias na escola, o clássico Bully, nos moldes dos melhores filmes adolescentes dos anos 80.

A nostalgia não fica só nos personagens, a história se passa no início da década de 90 e é impossível para quem cresceu nessa época não ficar reparando em cada cartaz que aparece no quarto dos garotos e relembrar os tempos de Super Nintendo e TV de tubo.

Na história, cansados de sofrer com o bullying os quatro amigos resolvem se inspirar na Blitzkrieg, tática de guerra usada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial que consiste em um ataque relâmpago, e assim dar uma lição em Anderson, o tipo Buddy Revell que os atormenta na escola.

Já Market Garden mostra o mesmo grupo de garotos, agora com 15 anos. Dessa vez a aventura não é contra um inimigo específico. Se a primeira edição tem um clima de “Te Pego lá Fora”, a segunda vai para um lado mais “Superbad”, pois o objetivo é abastecer a festa de uma menina da escola com as bebidas.

Mas o quadrinho não recorre ao humor escrachado do filme norte-americano. Bruno desenvolve muito bem as personalidades dos seus personagens. Sem que os pais deles apareçam, conseguimos entender bem como é o ambiente familiar de cada um, enquanto alguns estão preocupados em aproveitar as férias e se divertir, outros estão se preparando para o vestibular, que irão prestar no ano seguinte, e sentem a cobrança dos pais para que se empenhem em entrar na faculdade começar suas carreiras.

Uma ideia que parecia simples, levar cerveja à festa, começa a se mostrar bem complicada para um grupo de garotos de 15 anos. Dessa vez a inspiração militar é a operação Market Garden, em que tropas paraquedistas em larga escala foram usadas em conjunto com um avanço rápido de unidades blindadas pelas estradas. Já na HQ, enquanto uma parte da “tropa” iria comprar a cerveja, a outra iria de carro buscar a bebida.

Além disso, os dilemas adolescentes dão o tom para o amadurecimento de cada um dos garotos, seja percebendo que às vezes você precisa relaxar um pouco, ou que às vezes você só precisa se dedicar um pouco mais, ou ainda, entendendo que aquela menina que você gosta não está afim de você.

A arte do Bruno Seelig é bem característica, assim que você bate o olho em um desenho dele você consegue identificar o autor, um traço grosso com linhas muito expressivas nos personagens. Além disso, o tom azul em que a HQ é impressa dá um ar diferente, mais leve e que casa muito bem com a arte e com as histórias.

Crescendo nos anos 80, 90 ou 2000, vale a pena conferir Market Garden, uma excelente leitura para qualquer geração.

Market Garden
Editora Mino
Autor: Bruno Seelig
Capa cartonada
Uma cor
80 páginas
18 x 25 cm
R$ 41,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/03/market-garden-mino-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/03/market-garden-mino-1-150x150.jpgPedro FariaNas bancas / Nas livrariasquadrinhosresenhasBruno Seelig,Editora Mino,Market GardenFacebook Twitter Instagram Youtube A adolescência é aquele período em que parece que tudo acontece de uma vez só. Os problemas parecem gigantes, sejam por causa de um cara maior que não te deixa em paz por algo que você diz e se arrepende segundos depois ou pelo...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe