Superman - Entre a Foice e o Martelo é uma das melhores histórias do Homem de Aço (isso é quase regra: sempre as melhores histórias do Superman são versões alternativas). Neste clássico, o roteirista Mark Millar apresenta o “camarada Superman”. Sim, nessa realidade, nave com o pequeno Kal-El ao invés de pousar nos Estados Unidos acaba caindo na Ucrânia, em plena União Soviética, e é apresentado como uma arma e não como um super-herói que visa inspirar e salvar as pessoas.

Todos os elementos e personagens que circulam o universo do Super estão lá, só que de forma diferente. Mulher Maravilha, Batman, Tropa dos Lanternas Verdes, Lois Lane (Lois Luthor no caso), Apocalypse, Brainiac, Jimmy Olsen, Bizarro e a Fortaleza da Solidão. A forma que Mark Millar usa cada vilão e herói do universo DC é genial e contribui muito para o desenvolvimento da história.

Na trama, Superman chega ao poder depois da morte de Josef Stalin (Secretário-geral do partido Comunista da União Soviética entre 1922 e 1953), mesmo não querendo o poder, mas com suas ações consegue praticamente unificar o mundo, com exceção de Chile e Estados Unidos (que acaba se tornando um grande problema para o Superman).

Após várias tentativas de Lex Luthor (que acaba também virando presidente dos Estados Unidos) de atacar Superman, finalmente ele consegue entrar em território soviético, mas é impedido de prosseguir em sua tentativa de derrotar o Homem de Aço por intervenção de Brainiac, que o considera uma grande ameaça.

Como não poderia deixar de ser, Luthor é uma pessoa dotada de grande inteligência e a partir de certo ponto da história dedica sua vida a criar alguma arma ou vilão que consiga enfrentar de igual pra igual a "ameaça" Superman.

O regime comunista é apenas um pano de fundo, pois vemos o Superman lutando pelo que é certo, tentando ajudar a humanidade a ficar em paz em harmonia, e evitando desastres.

O desfecho da história surpreende, e se conecta ao início da história (não vou dar spoilers, leia, pois vale a pena).

A editora Panini estava devendo há muito tempo este relançamento (11 anos, coisa pouca!). Os fãs podem ficar orgulhosos, pois foram eles que conseguiram essa vitória. Anteriormente, a editora realizou uma pesquisa via Facebook perguntando qual clássico da DC Comics deveria ganhar uma reimpressão e a história de Mark Millar foi a mais votada.

Difícil não fazer um comparativo com outra realidade alternativa, a HQ Injustiça: Deuses entre nós (possui versão em capa dura e capa cartonada). Após a morte de Lois Lane, assassinada pelo Coringa, o Homem de aço enfurecido quer implantar a paz na Terra, mesmo que pra isso use a força. As duas histórias demonstram os perigos de tentar impor algo a humanidade, e apresentam um Superman agindo pela ira, achando que também está agindo certo, mesmo com as atitudes drásticas que precisa tomar para poder chegar a tão desejada paz.

A Panini acertou na reimpressão e agora os fãs do Super podem se deliciar e ter esse clássico dos quadrinhos! Vale muito a pena.

*Curiosidade: O significado de Stalin é homem de aço.

Superman: Entre a Foice e o Martelo
Editora Panini
Roteiro: Mark Millar
Arte: Dave Johnson, Kilian Plunkett, Andrew Robinson e Walden Wong
Capa dura
Colorido
172 páginas
17 x 26 cm
R$ 32,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/09/Superman-Entre-a-Foice-e-o-Martelo.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/09/Superman-Entre-a-Foice-e-o-Martelo-150x150.jpgDenis RonanNas bancas / Nas livrariasquadrinhosresenhasAndrew Robinson,Dave Johnson,DC Comics,Entre a Foice e o Martelo,Kilian Plunkett,Mark Millar,Superman,Walden WongSuperman - Entre a Foice e o Martelo é uma das melhores histórias do Homem de Aço (isso é quase regra: sempre as melhores histórias do Superman são versões alternativas). Neste clássico, o roteirista Mark Millar apresenta o “camarada Superman”. Sim, nessa realidade, nave com...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe