mugambi

Visto no Projeto Continuum – por Ed Pontes

Mugambi é a graphic novel de Geuvar Oliveira. Mas é rasteiro definir o livro como novela em quadrinhos: a obra está mais para filme em preto e branco que, no lugar do filme, se utiliza do papel. Uma apurada narrativa cinematográfica é o que se encontra em MUGAMBI. Ficção científica com fotografia de documentário.

É um trabalho que custou uma década ao seu autor, um dos ilustradores mais experientes e originais do Tocantins, Geuvar de Oliveira.

Geuvar de Oliveira é também um dos autores da HQ LIGA DO CERRADO, juto com os amigos Ronimar Messias e Gabriel Gomes, tem tres edições publicadas. Fazem parte desta liga, personagens inesquecíveis: O Homem Suvaco, o Homem Pochete, a Maria Paulada, O Homem Pichilinga, a Jeitosa, o Senhor Gambiarra e Caryocal.
Heróis que animam um Tocantins único, com uma diversidade própria. LIGA DO CERRADO é uma revista em quadrinho com humor.

MUGAMBI, por sua vez, são quadrinhos que trazem cenários de Palmas e do Tocantins reconhecidos de imediato, e trazem idéias da atualidade reconhecidas após uma reflexão inevitável. MUGAMBI ataca impetuosamente aqueles que, se não infectados pelo vírus do preconceito, espreitam-no sem tomar uma atitude enérgica, ou até heróica.

Ataca também aqueles que, com distração indevida, rondam a Terra sem preocupar-se com o meio-ambiente.

MUGAMBI é um livro em edição de luxo, com 154 páginas. Para sua publicação, teve o apoio da PUBLIC – empresa amiga dos quadrinhos. A execução do projeto foi um processo árduo, ainda que tenha contado com certos apoios.

Segundo Geuvar, produzir literatura em quadrinhos no Tocantins é uma questão de perseverança, e o motivo que lhe faz perseverar é o público cativo. Geuvar conseguiu transformar em livro uma história que o persegue há dez anos, mas agora enfrenta as dificuldades para divulgar e comercializar seu trabalho solo.

O lançamento de MUGAMBI é um evento singular para os quadrinhos tocantinenses. É um golpe de ânimo em todos que gostam do gênero e anseiam por ler e apreciar o que está sendo feito de melhor por aqui, em todos que anseiam o dia em que terão seus quadrinhos valorizados. E que tal dia, com sorte, não os custe outros dez anos.

MUGAMBI: O Tocantins em preto e branco.

REVISTA MUGAMBI
154 páginas,
formato 17 x 26,
papel couchê .
capa em cores
miolo PB
R$ 15,00
mais R$ 3,00 para despesas de correio

carta:
Ronimar Messias
Caixa Postal: 183- CEP:77001-970 Palmas- TO

e-mail: [email protected]

Texto retirado do Fotolog de Ronimar Messias

Visto no Projeto Continuum – por Ed Pontes

Renato LebeauquadrinhosGeuvar Oliveira,Graphic Novel,MugambiVisto no Projeto Continuum – por Ed Pontes Mugambi é a graphic novel de Geuvar Oliveira. Mas é rasteiro definir o livro como novela em quadrinhos: a obra está mais para filme em preto e branco que, no lugar do filme, se utiliza do papel. Uma apurada narrativa cinematográfica é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe