Aos 70 anos, foi encontrado morto ontem em Cleveland, Ohio, por sua esposa o quadrinhista Harvey Pekar, autor famoso por retratar sua própria vida na longa série American Splendor.

Na Internet, principalmente no Twitter há várias manifestações de pesar. A editora Conrad que publicou no Brasil o álbum Bob & Hary – dois anti-heróis americanos, produzido em parceria com Robert Crumb, também enviou para a imprensa uma nota onde manifesta a sua dor pela perda de um grande ícone do mundo dos quadrinhos.

Além de um marco no quadrinho alternativo, a American Splendor, tornou-se um fenômeno cultural nos EUA, criando seguidores consagrados como Joe Sacco e Peter Bagge a pessoas que mal tinham folheado uma HQ.

Pekar, que é conhecido por seu senso de humor nada agradável, foi arquivista de hospital em Cleveland e crítico esporádico de jazz e passou rapidamente à condição de gênio das HQs modernas.

Diversos desenhistas colaboraram com a série ao longo dos anos, produzindo história onde Pekar aparecia com toda a sinceridade falando sobre suas neuroses, suas pequenas vitórias e derrotas diárias. Foi em uma de suas histórias que o quadrinhista revelou o diagnóstico de câncer linfático, descoberto em 1990.

Em 2003, Pekar virou assunto de um filme, em parte documentário, originalmente com o mesmo nome de sua HQ (no Brasil virou anti-herói americano), onde o quadrinhista foi interpretado por Paul Giamatti.

A fama lhe rendeu convite para roteirizar várias HQs, sobre temas como história e política, nos últimos anos.

Recentemente a editora Saraiva anunciou para a alegria dos fãs do quadrinhista o lançamento de The Beats, um dos álbuns que ele ajudou a roteirizar nos últimos anos, sobre a geração beat, responsável por uma reviravolta na literatura e no modo de vida de muitos jovens norte-americanos.

A editora promete que a edição estará disponível para o público brasileiro a partir do segundo semestre, mas não informa o mês.

Renato LebeauquadrinhosAmerican Splendor,Bob & Hary,Harvey Pekar,The BeatsAos 70 anos, foi encontrado morto ontem em Cleveland, Ohio, por sua esposa o quadrinhista Harvey Pekar, autor famoso por retratar sua própria vida na longa série American Splendor. Na Internet, principalmente no Twitter há várias manifestações de pesar. A editora Conrad que publicou no Brasil o álbum Bob &...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe